Moradores do Povoado de São João do Monte,” montinho” em Itabela, estão tendo que pedir água a vizinhos ou se socorrer de uma represa em uma propriedade rural próxima ao povoado. A água retirados de poço artesiano não está chegando na maioria das casas da área urbana do povoado.
“Isso é uma tremenda desonestidade com as pessoas. Ninguém aguenta mais um ‘inferno’ desses. Enquanto isso, a gente tem que ficar ‘mendigando’ água e tomando banho na casa dos outros. Não temos um pingo de água para lavar um prato, para cozinhar, para lavar uma roupa”, desabafou uma moradora do povoado, em áudio divulgado na rádio Nova FM,90,9.
A moradora, Sirleide, enviou um vídeo que demonstra a situação de moradores do povoado. No vídeo, ele mostra a torneira de sua residência completamente seca e sem cair um gota de água se quer.
Segundo ela, a bomba que estava em uso no povoado começou a apresentar problemas técnicos há cerca de dois meses. Por isso, “os moradores tem que se virar como puder e aguardar a boa vontade da prefeitura”.
Há cerca de 60 dias, a bomba realmente parou de funcionar, de vez. Por intermédio de um morador o prefeito autorizou a compra de uma bomba, mas o que aprece, ou ela não está dando contas do abastecimento ou está com problemas novamente.
A reportagem não falou com o secretário de obras, deixando o espaço aberto para ele assim desejar possa esclarecer sobre o que vem acontecendo com a água no povoado.
A moradora que mandou o vídeo para a repostem, da rádio Nova FM, mora próximo do campo de futebol. Segunda ele, outras famílias no local estão na mesma situação