Hoje completam 13 dias que a jovem de Itabela, Katrine Marques Nascimento, de 28 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), se encontra internada no Hospital de base, Luís Eduardo Magalhaes de Porto Seguro aguardando por transferência para um hospital credenciado para o caso da paciente.
A mãe, Rigiane Marques, moradora da cidade de Itabela, cansada de tanta demora procurou o Ministério Público em Porto Seguro na manhã desta terça-feira 10/12, e formulou uma denúncia contra o estado e a direção do referido Hospital.
Ela já havia procurado a reportagem do Giro de Notícias e a Radio Nova FM, 90,3, e denunciado a falta de atendimento emergencial por parte do Sistema de Regulação e Urgência (Surem), da Central de Regulação do Estado Bahia.
A jovem, Katrine Marques, chegou ao Hospital Luiz Eduardo por volta da 11:30h, do dia 27 de novembro de 2024, Logo que ela foi atendida o médico disse que o problema dela era neurológico e após exames foi comprovado que ela teria sofrido um AVC Cerebral Hemorrágico.
O médico Neurologista que atendeu a paciente no dia 27 de novembro, disse que ela teria que ser transferida com urgência e no dia 28 inseriu Katrine Marques no sistema de regulação do estado, mas já se passam 13 dias e a paciente não foi transferida.
“Minha filha está tendo seu estado de saúde agravado devido à demora na transferência dela para um hospital com as devidas condições para o tratamento dela. Ela precisa de fazer uma arteriografia cerebral, um exame diagnóstico que permite investigar anormalidades nos vasos sanguíneos da cabeça”, “finaliza a mãe emocionada
Existem muitas dificuldades na operacionalização e atendimento às demandas que chegam à Central Estadual de Regulação do Estado da Bahia, responsável por regular as internações de urgência e emergência e de alta complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Situação como da Katrine Marques são comuns e para a gilizar as transferência os usuários muitas vezes recorrem à justiça gerando um alto número de liminares concedidas pela Justiça em favor de usuários.