Mulher com isquemia cerebral aguarda há 13 dias no Hospital de Itabela por uma transferência e não encontra vaga. O estado de saúde dela é grave.

Giro de Noticias - 11/12/2024 - 17:56


Uma mulher de 46 anos, com sintomas de acidente vascular cerebral (AVC), está internada desde o dia 29 de novembro de 2024 no Hospital Frei Ricardo de Itabela, à espera de vaga em UTI com suporte neurológico.

Há doze dias que as filhas de Marilza Santos de Amaral, convivem com o medo de perder a mãe, que tem estado de saúde considerado grave. "Ela precisa urgentemente ser transferida, mas não estão achando vaga para ser transferida para o leito de UTI", diz Jessica Santos de Amaral, uma das filhas de Marilza.

De acordo com a filha da senhora Marilza, que a mãe está regulada no Sistema de Regulação do estado da Bahia, mas se passam 12 dias e ainda não há vaga de UTI com suporte neurológico disponível.

Conforme informou a filha, Marilza se sentiu mal no dia 29, por volta das 18h30m e foi levada para o hospital com perda da consciência. Os médicos suspeitaram imediatamente de AVC e ela foi inserida no Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (Surem) sob o número 4267003.

De acordo com a família, Marilsa é hipertensa e faz uso de medicação para controlar a pressão. O relatório médico confirma a suspeita de derrame e solícita a transferência da paciente para uma UTI com suporte neurológico.

“Minha mãe, Marilza Santos de Amaral, está internada aqui no Frei Ricardo ela deu um AVC Isquêmico, minha mãe não anda, não fala e não movimenta o braço e nem as pernas. Ela está no Surem pra passar pelo neurologista, mas está demorando muito sair a vaga, quando ela passar pelo neurologista, ele vai falar se ela vai para outro hospital ou pra casa”, disse a Jessica Santos de Amaral.

Diante do cenário, a filha de Marilsa segue preocupada. Apesar da gravidade da situação, Marilsa segue na unidade de saúde de Itabela que não tem suporte para o estado de saúde da mesma, ela está respirando com ajuda de ventilação artificial a espera de uma vaga.

Este é o terceiro caso de pessoas de Itabela que enfrentam a espera demorada por uma transferência. Duas pessoas depois de muita luta conseguiram ser transferidas, essa ainda continua sem previsão. A filha está disposta a ingressar com uma ação na justiça contra o sistema de regulação

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Esse surem é só de faxada,espera morrer para chamar
Dori