Uma aeronave de pequeno porte caiu no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (22/12), logo após decolar do aeroporto de Canela. O acidente resultou na morte de nove pessoas.
Ao menos 15 pessoas que estavam em locais atingidos pelos destroços foram encaminhadas aos hospitais da região, a maioria devido à inalação de fumaça. Duas delas estão em estado grave. Marcelo Sulzbach, presidente do aeroclube de Canela, explicou que o acidente ocorreu após o avião entrar em uma nuvem densa logo após a decolagem.
O aeroporto de Canela, que recebe principalmente aviões de pequeno porte, não possui torre de comando, o que significa que não há um controle rigoroso sobre as condições meteorológicas no local.
Sulzbach relatou que, no momento da decolagem, o piloto do avião, Luiz Caudio Galeazzi, que é era o proprietário da aeronave enfrentou um banco de nevoeiro, que dificultou a visibilidade e pode ter contribuído para a perda de controle da aeronave.
O avião decolou às 9h15 e tinha como destino Jundiaí, em São Paulo. No momento do acidente, a aeronave colidiu com um prédio, atingiu uma casa, uma loja de móveis e os destroços caíram também em uma pousada.
As condições meteorológicas na região estavam instáveis, com chuva e névoa, o que pode ter contribuído para o acidente. O governador Eduardo Leite ressaltou que, de acordo com o regulamento de tráfego aéreo, a decolagem no aeroporto de Canela só é permitida quando as condições de voo visual são atendidas, ou seja, quando a visibilidade é suficiente para garantir a segurança do voo.
“Os primeiros relatos indicam que, em princípio, não havia condições ideais para a decolagem, mas isso será devidamente apurado”, afirmou Leite, ao comentar sobre a necessidade de uma investigação mais profunda sobre as condições do tempo e a decisão de voo.
O empresário, Luiz Caudio Galeazzi, proprietário da aeronave prefixo PR-NDN que caiu em Gramado (RS) na manhã deste domingo (22/12), pilotava o avião, segundo um amigo do empresário que pediu para não ser identificado, Galeazzi era um excelente piloto, muito experiente e cuidadoso.