Adolescente de Itabela, em estado grave, aguarda transferência há 6 dias, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, por falta de vaga no estado.

Giro de Noticias - 22/12/2024 - 00:08


A adolescente, Sofia Xavier Santos, de 11 anos, da cidade de Itabela, diagnosticada com retocolite ulcerativa, também conhecida como colite ulcerativa, está a 6 dias internada no hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, necessitando de uma transferência para unidade que dispõe de UTI Pediátrica, mas não encontra vaga.

Sofia chegou no hospital Luiz Eduardo, no dia 17/12/2024, no dia seguinte, 18/12/2024, as 09:57, após ser diagnosticada, ela foi inserida no Sistema de Regulação de Urgência e Emergência da Central Estadual de Regulação (Surem) nº 4285122. Mesmo ela estando em estado grave, não foi possível encontra uma vaga para transferi-la.

De acordo com o relatório médico, a paciente tem um histórico da admissão de diarreia aguda, hemorragia digestiva baixa, choque hipovolemico ATB, com sangramento ativo, fraqueza, e palidez após um quadro de diarreia liquida há +- 2 semanas.

A paciente está em um leito de Semi Intensiva, exames laboratoriais posteriormente demonstrando uma anemia grave(5,4). “Solicito transferência para unidade com UTI Pediátrica com transporte de suporte avançado, via aérea a depender da distântancia”. 

"Ele precisa de uma vaga onde tenha UTI Pediátrica. Ela está evacuando só sangue há vários dias e fazendo transfusões de sangue seguidas. Ela não está bem. Ela precisa de uma transferência com urgência", disse a mãe da menina, Eunildes de Jesus Xavier.

De acordo com a mãe de Sofia, os responsáveis pelo hospital dizem que não existem vagas em outras unidades no momento e que a adolescente está na fila de espera.

"Eu não sei mais a quem recorrer. Minha filha cada dia que passa tá pior. Ela tá muito ruim. Tenho medo de minha filha morrer'. Eu não aguento mais ver minha filha desse jeito", contou a mãe.

O sistema de regulação do estado está cada dia pior, são muitas reclamações pela falta de vaga. Só em Itabela foram mais de 10 pacientes com dificuldades de transferêncianos útimos 30 dias. Uma senhora de 46 anos, com um AVC Cerebral, ficou 14 dias internada no hospital de Itabela e só foi transferida após muita luta no dia 15 de dezembro, em estado muito grave morreu um dia após.

Outra senhora em situação grave de saúde, está na fila de espera de transferência em Itabela há mais de 20 dias. O mais impressionante, que a vaga dela saiu, mas para dia 23 de dezembro de 2024.

A mãe da Sofia Xavier Santos, de 11 anos, vai recorrer a Defensoria Pública de Porto Seguro, na manhã desta segunda-feira,23/12/2024.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Graças a Deus a transferência acabou de sair &128591; Obrigado a todos &128578;
Genildes