Promotor de Itabela aciona órgãos públicos no combate a circulação de motocicletas em motos barulhentas que perturba o sossego e assusta a população. Equipamentos de som em desconformidade também fica proibido.

Giro de Noticias - 13/01/2025 - 09:57


O Ministério Público do Estado da Bahias, por intermédio do Promotor de Justiça em Substituição, Igor Saulo Ferreira Rocha Assunção, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, com fundamento no artigo 127, caput, e no artigo 129, incisos II e III, da Constituição Federal, consoante com o artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 8.625/93; e na Resolução nº 164/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), emitiu um Procedimento Administrativo de acompanhamento de Políticas Públicas n.º 337.9.10860/2025, com providencias contra poluição sonora  no Município de Itabela/BA, especialmente causadas por motocicletas com escapamentos adulterados.

 Com base na função constitucional do Ministério Público de zelar pela ordem jurídica, pelo regime democrático e pelos interesses sociais e individuais indisponíveis, o Promotor após as reiteradas denúncias de poluição sonora no Município de Itabela/BA, especialmente causadas por motocicletas com escapamentos adulterados ou em desconformidade com as normas ambientais, gerando perturbação ao sossego público e impacto à saúde e segurança da população com efeitos nocivos da poluição sonora à saúde humana e na qualidade de vida e ao meio ambiente, o promotor encaminhou uma recomendação administrativa nº 001/2025 e emitiu uma Portaria N.º 337.9.10860/2025, aos órgãos competentes para as providencias.

Segundo o Promotor, conforme o artigo 225 da Constituição Federal e o artigo 54 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), tipifica como crime causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

O artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro e da Resolução nº 958/2022 do CONTRAN, estabelecem normas para emissão de ruídos por veículos automotores e preveem penalidades para condutores infratores.

“Considerando as reiteradas denúncias recebidas nesta Promotoria de Justiça sobre poluição sonora causada pelo tráfego de motocicletas com escapamentos adulterados ou sem o devido controle, causando barulho excessivo e perturbação ao sossego público no Município de Itabela, causando degradação ambiental em áreas urbanas, afetando a qualidade de vida e a saúde pública, o promotor quer reforçar a fiscalização e promover ações educativas sobre a poluição sonora, incluindo campanhas voltadas aos condutores de motocicletas e outros veículos automotores e garantir o cumprimento das normas legais.

Para isso, o representante do Ministério Público do Estado da Bahia, ver a necessidade de uma atuação coordenada e preventiva entre os órgãos públicos para mitigar os impactos causados pela poluição sonora, com ações determinadas pelo poder público municipal e a realização de operações conjuntas com a Polícia Militar e a Polícia Civil para coibir a circulação de motocicletas em desconformidade com as normas legais de emissão sonora.

Para o Promotor é preciso revisar e intensificar o controle de licenciamento ambiental para atividades que possam causar poluição sonora, incluindo aqueles que exerçam atividades de delivery, que devem ter suas motocicletas periciadas antes da concessão de autorização e em suas renovações, sem prejuízo de outras fiscalizações periódicas e revogar o alvará/licença/autorização de motociclistas que utilizarem motocicletas com escapamentos adulterados ou em desconformidade com as normas ambientais, gerando perturbação ao sossego público e impacto à saúde e segurança da população.

Ele quer ainda, fortalecer uma maior atuação de fiscalização da 7ª companhia independente da polícia militar, atuante em tabela, com a realização de fiscalizações regulares nas vias públicas do município para identificar e autuar motocicletas em desconformidade com os padrões de emissão sonora e apreender veículos que estiverem utilizando escapamentos adulterados ou sem a devida regulamentação.

Para que estes motocicletas não sejam pegos de supressas, o Promotor, IGOR SAULO FERREIRA ROCHA ASSUNÇÃO, recomenda ao chefe do setor público municipal de promover campanhas de conscientização com a população sobre os impactos negativos da poluição sonora.

Fica estipulado o prazo de 10 (dez) dias, ao Prefeito Municipal de Itabela/BA, à 7ª CIA da Polícia Militar de Eunápolis/BA, com atuação em Itabela/BA e à Delegacia Territorial de Itabela/BA, para manifestação do acatamento ou rejeição dos termos desta Recomendação, por meio do endereço eletrônico itabela@mpba.mp.br. A inércia será interpretada como não acatamento, com as consequências legais cabíveis.

A publicidade aos proprietários de motocicletas, aos proprietários de estabelecimentos comerciais que contratam motociclistas e à população em geral, deverá ser dada pelo encaminhamento desta Recomendação e da portaria de instauração aos órgãos de imprensa identificados e atuantes no Município de Itabela/BA.

Após a publicidade das ações impostas pelo promotor, aqueles motociclistas que utilizarem motocicletas com escapamentos adulterados ou em desconformidade com as normas ambientais, gerando perturbação ao sossego público, terão seus equipamentos e veículos que causem poluição sonora apreendidos e ser submetidos a instauração de procedimentos investigativos em caso de infrações penais relacionadas à poluição sonora, observando os trâmites legais para liberação ou descarte.

O Promotor recomenda para adequarem seus veículos às normas técnicas estabelecidas pelo CONTRAN, com especial atenção à Resolução nº 958/2022. Ele recomenda ainda, para a população colaborar com os órgãos públicos denunciando irregularidades relacionadas à poluição sonora, especialmente de motocicletas em situação irregular.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Seja evangélicos, católicos, ateus; se for escutar música, Use fone de ouvido.
Cidadão

Quero ver esses vacilao que tem som de paredão mais caro que o carro velho, ter que pagar multas altíssimas por perturbação de sossego, e tendo que pegar dinheiro emprestado com agiota pra tirar o carro velho com o som do pátio da polícia. Tu viu burro !!!!
Sujiro Kimimame

Tô morrendo de vontade de ver de novo a polícia dando pau em vagabundo que fica empinando moto e cortando giro por aí. Já tô até salivando e com tesao só de imaginar a cena.
Jalam Bipal

Se vão proibir som de paredão, aonde é que eu vou rebolar a minha raba? Aonde é que eu vou rebolar na Glock? Aonde é que eu vou rebolar pros crias? Assim não dá. Sem festa de som de paredão eu vou ter que ficar em casa cuidando dos meus 5 filhos de 5 pais diferentes, e não vou ter uma desculpa pra pedir pra mainha pra cuidar dos meus filhos.
Iza Dora Pinto Rosa

Gente, se for pra colocar som alto no paredão, coloca pelo menos um louvor, uma música que edifica. E não esses lixos musicais que vocês escutam.
Fê Zanal

O MP vai proibir fogos de artifício quando a prefeitura vai inaugurar obra também?
Giuseppe Cadura

Alô prefeitura de Itabela, quando vocês forem fazer as suas zuadas, e for inaugurar obras, não vem aqui na minha casa implorando pra eu levar o meu paredão de som que eu não vou não tá. Luciano Francisqueto e o cunhado dele Ricardo Fraudinha estão traindo a população que são amantes de som automotivo e grau com essas medidas.
Spanka Spooza Ybeb Cachaça

É isso aí, coloca pra lascar nesses mau educados que colocam som alto nas ruas e os maus educados que ficam cortando giro com suas moto velhas.
Deyde Costa

Tem quem proibir também as festas que causam perturbação do sossego.
Moradora

Parabéns pela iniciativa! A população realmente tem sofrido com a atitude de alguns entregadores que utilizam descargas barulhentas, causando incômodo por onde passam. Além disso, a proibição dos paredões de som foi outra excelente medida, pois ambientes com esse tipo de poluição sonora não atraem a maioria das pessoas de bem. Agradecemos por ações que visam melhorar a qualidade de vida de todos.
Morador

Parabenizo o promotor por essa atitude.
Cidadão.

Tem que acabar com essa safadeza desse bando de desocupados de empinar moto. E tem que multar esse bando de motoqueiros e motoristas imprudentes que ficam passando pela ciclofaixa.
Grau é meu bilau!

demorou muito , quero ver resolver
lula