Dono de fazenda entra na Justiça para fechar estrada rural usada há mais de 20 anos e causa impasse em Itabela. Doze sitiantes falam que essa é única via de acesso. Veja Vídeo

Giro de Noticias - 23/02/2025 - 12:47


A referida estrada que liga a BR-101 as pequenas propriedades existem há mais de 20 anos, e é a única via de acesso para essas pequenas propriedades e as 5 torres que tem nessa região, sendo duas das rádios, Cidade Fm e Nova Fm 90.3, três são de internet que beneficiam a cidade e região.

O requerente alega que a estrada corta sua propriedade e traz transtornos e fala na construção de outra estrada em outro local, ligando o bairro Pereirão a área das pequena propriedades.  Os moradores falam que é impossível a construção da estrada no local citado, devido ao morro e um enorme Boqueirão.

O processo com pedido para o fechamento da referida estrada na região conhecida por de “banda”, iniciou-se, em 2018 e corre na Justiça da Comarca de Itabela. Nos últimos dias ouve uma audiência entre as partes, mas foi suspensa devido a um pedido do advogado da parte autora requerendo uma equipe técnica para fazer uma analise no local para saber se tem possibilidade ou não da construção de uma estrada na região citada pela parte autora.

O pequeno produtor Álvaro, contou reportagem que não tem a menor condição de uma estrada na região citada, ele contou que além de ser uma região acidentada é uma Área de Preservação Permanente (APP). A área com  plantas nativas, muitas nascentes e tem uma variada de espécie de pássaros e de macacos como foi visto durante a reportagem.

Outro morador, o senhor, Laudenor Batista das Neves, contou que a estrada em questão é de acesso a décadas, “a estrada tem sido o único caminho utilizado para nos agricultores para o escoamento de nossa produção, ou mesmo por veículos das torres das rádios e das internetes, uma interdição muda toda a rotina na região, deixando mais de 10 famílias sem poder entrar ou sair de seus pequenos lotes que existem há a mais de 20 anos" disse.

Embora seja uma estrada reconhecida e utilizada por muita gente no município, a via passa dentro de uma propriedade particular. O dono da fazenda decidiu recorrer a Justiça para bloquear o acesso, segundo informações de um pequeno produtor.”A medida pegou todos de surpresa e irritou gente, como que vamos passar por um trajeto em uma ribanceira que nem com sol carro sobe, quem dirá nos dias de chuva.

A advogada da parte requerida, Drª Aline, falou com a reportagem por telefone e reforçou que seus clientes não tem outro caminho alternativo para passar e diz que aguarda o laudo solicitado pela Justiça para se manifestar

A reportagem não teve acesso se a prefeitura tem se manifestado no processo sobre a estrada que é consolidada há décadas. A reportagem também não falou com a parte autora e deixa o espaço aberto para que possa se manifestar se assim desejar.

Os pequenos produtores possuem plantação de frutas, café, coco, pimenta do reino e cacau. Entre eles, tem um professor aposentado, um policial aposentado e outros mais jovens que escolheram o lugar para viver e produzir,

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



A propriedade e particular mas quando ele comprou essa terra ja tinha esta estrada ai ,eie sabia disso comprou porque quis


Assim como teve tempo de ir até esse senhor de boné azul/vermelho entrevistá-lo, tira um tempo e faça uns vídeos dos motoqueiros usando a ciclovia como desvio dos quebra-molas e cobra uma solução dos órgãos competentes...
Quando

Faz uma reportagem urgente sobre a situação do hospital. Pessoas esperando por horas para serem atendidos. Desumano aquilo alí.
Desumanidade

Cabe aos proprietários idealizaram o dono da propriedade e assim pedirem na justiça a chamada passagem forçada. Isso mediante a indenização do espaço equivalente ao percurso da estrada.
Melhor opção um acordo amigável

A ideia de uma pequena taxa seria para manter a própria estrada. O dono poderia fazer um corredor e os moradores ajudarem pagando uma pequena taxa até quitarem os gastos do trecho equivalente ao território da estrada.
Ficar sem uma solução é que não dá

Sem noção muitas dessas estradas são vias públicas.Quando os donos compram já sabem disso. Outras os donos permitem. Caso o dono não dê estrada é direitobdele pois é ele que paga imposto de suas terras.
Snção

Propriedae é particular fio. Não é via pública não. Essa seria uma solução caso não haja um acordo. O dono da terra paga imposto por ela.
Propriedade é particular fio.

Mas cadê a matéria sobre esses motoqueiros e agora até carros que estão usando a ciclovia como desvio dos quebra-molas
Quando

Ele devia ter feito isso há 20 anos atrás. Porque só agora quis fazer isso?
Era o certo

entao sendo assim voce vai pagar pedagio a cada dono de terra pra passar so pq a estrada corta a propriedade. pelo amor de Deus. esse produtor ta querendo é encher o saco.
comentarios idiotas

Uma outra solução seria pagarem pedágio, uma vez que passa dentro da propriedade particular.
F8car sem resolver é que não dá

Essa disputa se resolve muito simplesmente. É só os produtores rurais vizinhos pagarem uma taxa pelo acesso à estrada que fica dentro da propriedade ao dono. Se existe justiça e direito à propriedade nesse país, seria assim que essa disputa seria resolvida. Mas como sabemos que não respeitam a propriedade privada nesse país, e vivemos em um país com mentalidade socialista, o judiciário vai obrigar o dono da propriedade a ceder o acesso à estrada sem ser recompensado.
Conservador Libertário