ITABELA - O contrato por prazo determinado foi uma alternativa encontrada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabela junto a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG/BA). O contrato vai substituir a carteira de trabalho na colheita do café.
Os pequenos agricultores com até 60 hectares de plantação de café terão o direito de contratar trabalhadores para a colheita usando o contrato temporário, que já pode ser feito na sede do sindicato, que fica na Avenida Guaratinga, Nº. 1.250, bairro Ouro Verde.
Para o presidente do sindicato, Wellington dos Santos, foi um grande avanço para os agricultores do município. “Depois de tantas reuniões, chegou-se ao bom senso que vai facilitar a vida de empregados e empregadores”, disse Wellington.
O contrato trabalhista temporário irá substituir a carteira de trabalho neste curto prazo de tempo, durante a colheita do café, mas não vai alterar os direitos e deveres de trabalhadores e produtores. Segundo o presidente do sindicato, os direitos trabalhistas e a lei, deverão ser cumpridos.