Jovem com transtorno mental o é morto por leoa neste domingo (30) após entrar em jaula em zoológico de João Pessoa capital da Paraíba.

Giro de Noticias - 01/12/2025 - 10:18


O jovem identificado como Gerson de Melo Machado, conhecido como Vaqueirinho, de 19 anos, morreu neste domingo (30/11) depois de ser atacado por uma leoa ao entrar em uma jaula no Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa. A informação foi confirmada pelo parque.

A Prefeitura de João Pessoa informou, em nota, que o jovem escalou rapidamente uma parede de mais de 6 metros, passou pelas grades de segurança, usou uma árvore como apoio e entrou no recinto da leoa.

Vídeos feitos por visitantes mostram o homem subindo por uma estrutura lateral da jaula. Depois, ele usa a árvore como apoio para entrar no espaço. Logo em seguida, é atacado pela leoa.

A Polícia Militar e o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) foram acionados e estiveram no local.

O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas estão suspensas. Ainda não há previsão para reabertura. No momento em que o homem entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes.

A prefeitura disse que já começou a apurar as circunstâncias do caso, manifestou solidariedade à família da vítima e afirmou que o espaço segue normas técnicas e de segurança.

A morte de “Vaqueirinho”, após invadir a jaula expôs um histórico marcado por vulnerabilidade extrema, transtornos mentais não tratados e sucessivas anotações na polícia.

Segundo a delegada Josenice de Andrade Francisco, em entrevista , o jovem acumulava 16 passagens, principalmente por dano e pequenos furtos.

A delegada afirma que o jovem apresentava transtornos mentais visíveis. Na última condução à Central de Flagrantes, ocorrida na última semana, houve um pedido de internação psiquiátrica. “Acredito que o pedido não chegou a ser apreciado”, diz ela.

A conselheira tutelar Verônica Oliveira, que acompanhou o jovem durante oito anos, contou que muitas vezes ele ia por conta própria à delegacia e se entregava.
“Quero ir à África para cuidar dos leões”

Relatos de policiais que lidaram diretamente com Gerson mostram que ele repetia, insistentemente, o sonho de ir para a África e cuidar de leões. Ele dizia que faria o trajeto “a pé”, e os agentes tentavam explicar que o continente ficava muito longe.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Ele sabia que ali na cidade tinha um zoológico com um leoa né não precisa ir a África ele vai cuida agora de leões no inferno cara maluco não ser trata
Cocorico

Ele sabia que ali na cidade tinha um zoológico com um leoa né não precisa ir a África ele vai cuida agora de leões no inferno cara maluco não ser trata
Cocorico