Produtor rural de Guaratinga descarta leite por falta de condições de escoamento devido a estradas precárias

Giro de Noticias - 05/03/2026 - 16:44


Produtores rurais do município de Guaratinga estão enfrentando sérias dificuldades para escoar a produção por causa das más condições das estradas vicinais. Um caso recente chamou atenção após um produtor ser obrigado a descartar parte da produção de leite por não conseguir transportar o produto.

O produtor rural Luiz Soassai, que possui uma propriedade na região do Córrego da Beleza, relatou que precisou descartar cerca de 2,5 litros de leite devido à impossibilidade de sair da propriedade. Segundo ele, as estradas estão em condições tão precárias que o transporte do produto até a cidade se tornou inviável.

Indignado com a situação, o produtor gravou um vídeo que passou a circular nas redes sociais. Nas imagens, ele reclama das condições da estrada e cobra providências das autoridades competentes para resolver o problema que, segundo ele, vem se arrastando há muito tempo.

Além desse caso, outro vídeo também tem repercutido nas redes sociais mostrando a situação de uma ponte que dá acesso à Fazenda Açucena, localizada na zona rural do município. Diante das dificuldades, os próprios produtores precisaram se unir para realizar melhorias improvisadas na travessia, a fim de garantir o acesso e conseguir entrar e sair da região.

De acordo com moradores, a situação das estradas e pontes no interior de Guaratinga está além da precariedade. Em dias de sol, ainda é possível trafegar com dificuldades, mas quando chove a situação se agrava e muitas comunidades ficam praticamente isoladas.

Produtores afirmam que, em diversas estradas, ninguém consegue sair ou chegar às propriedades durante o período chuvoso, o que compromete não apenas o escoamento da produção rural, mas também o acesso a serviços básicos e ao transporte de moradores.

A comunidade cobra ações urgentes do poder público para recuperação das estradas vicinais e manutenção das pontes, garantindo condições mínimas de tráfego para quem depende dessas vias para trabalhar e viver no campo.

"Hoje é um dia triste para o campo. O produtor rural Luiz Sossai, da Fazenda Beleza, no município de Guaratinga, viu litros e mais litros de leite serem perdidos por um motivo que revolta: as estradas intransitáveis da região".

"Sem condições de tráfego, os caminhões não conseguiram chegar até a propriedade e os veículos também não conseguiram sair para fazer o escoamento da produção. O leite, que poderia alimentar muitas famílias, acabou sendo descartado.

Nem mesmo a doação foi possível, já que ninguém tinha como acessar a fazenda para buscar o produto".

"A situação evidencia a realidade enfrentada por muitos produtores rurais: anos de trabalho, dedicação diária e alimento sendo desperdiçado por falta de infraestrutura básica'.

"Fica aqui um apelo às autoridades — à Prefeitura de Guaratinga, ao Governo do Estado da Bahia e ao Governo Federal do Brasil — para que olhem com mais atenção para quem vive e produz no campo', Comenta um produtor da região

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Aí hum diz como vai doar se não tem como buscar E se tiver como buscar provavelmente também não doaria Ia dar um jeito de escoar Sem contar que o preço do leite não tá lá essas coisas Se tivesse alto duvido se faria isso Esse pessoal não faz nada pra perder O único intuito dos empresariados Seja ele em qualquer área Só pensam no lucro Mas o produto é dele né Faz o que bem entender
Será que esse leu a cartilha dos bolsonarista

Deve ser bosonarista porque tem pouca Idea se fosse mais inteligente fazia requeijão
Realista

Os puxa saco do prefeito de Guaratinga ficam fantasiando que está tudo bem e resolvido, as terras dessa região de Guaratinga são boas e muito produtivas, porém o poder público não faz questão de zelar ou contribuir com quem produz, isso é bom pra região de Itabela, estão com terras mais valorizadas e mesmo a prefeitura com dificuldade em manter as estradas em dias de chuva em boas condições ainda assim são muito melhores que as de Guaratinga, o pessoal de Cajuíta e Barra Nova agradece Itabela.
Observardor

Tanta gente ,nao tem condicao de compra leite esse individo esperdiçando porque nao fez uma doaçao


Hoje é um dia triste para o campo. O produtor rural Luíz Sossai, da Fazenda Beleza, em Guaratinga, viu litros e mais litros de leite serem perdidos por um motivo revoltante: estradas intransitáveis. Caminhões não conseguiram chegar, carros não conseguiram sair. Nem para doação o leite pôde servir, porque ninguém tinha como buscar. Anos de trabalho, esforço diário e alimento sendo jogado fora por falta de estrada. Fica aqui um apelo às autoridades: Prefeitura de Guaratinga, Governo da Bahia e Governo Federal, o produtor rural precisa de respeito. Estrada não é luxo, é dignidade para quem produz.
PT DE MERDA