Alerta do promotor João Alves a empresa Veracel sob o corte ilegal de madeira faz sentido

Redação - 13/02/2013 - 18:55


Itabela- Em entrevista ao radar 64 na semana passada o representante do (MPE) Ministério Público Estadual Dr. João Alves da Silva Neto disse ter alertado a empresa Veracel Celulose S.A sob o corte ilegal de madeira em áreas de fomento sem licenciamento ambiental nos município de Itabela, Guaratinga e Eunápolis.

A empresa contestou, dizendo que toda a madeira oriunda de plantios próprios ou de produtores florestais, consumida na unidade industrial, é 100% certificada. Com base em seus valores e política de gestão e qualidade. De acordo com empresa “A Veracel não adquire madeira de propriedades que não estejam regulares ambientalmente”. Declara a empresa.

Declarações essas que pode não condizer com a realidade, em algumas fazendas visitadas pelo GN, durante o feriado de carnaval, foram constadas ações proferidas pela empresa Veracel com a retirada de madeira nesses municípios citados pelo MPE de maneira suspeitas. O que coloca em cheque essas declarações da empresa.

Como exemplo esta a fazenda Monte Castelo com mais de 700 hectares de eucalipto plantado de propriedade do senhor José Carlos Castro de Macedo localizado na BA-989 no município de Guaratinga, escrita no PPF 130 que foi extraído mais de três caminhões de madeira sem o conhecimento de qualquer órgão ambiental ou fiscalizador do município ou do Estado.

Fazenda Monte Castelo,escrita no PPF 031

Outra propriedade onde a madeira esta sendo retirada sob suspeita e na fazenda conjunto Monte Pascoal localizada no distrito de Monte Pascoal no município de Itabela as margens da estrada de terra que liga a BR-101 ao município de Guaratinga, conhecida como estrada do pindoba a 3 km da rodovia. A propriedade pertence o senhor Romeu Joaquim Souza Filho, escrito no PPF, 040.

Fazenda conjunto Monte Pascoal ,escrito no PPF, 040.

Ainda no município de Itabela mais uma fazenda que o corte de eucalipto pode também está ilegal é na fazenda Santo Antônio da Água Branca, na região conhecida por ponto “chique” a 2 km da BR-101, na divisa entre Itabela e Eunápolis. A propriedade que pertence ao morador de Eunápolis Gervasio Bergue, escrito no PPF 042, está com uma grande quantidade de madeira cortada pronta para ser transportada para a indústria da Veracel que fica localizada no município de Eunápolis

Fazenda Santo Antônio da Água Branca,escrito no PPF 042..

O promotor titular na Comarca de Eunápolis, que está respondendo nas comarcas de Itagimirim, Itabela, Itapebi e Guaratinga, disse durante a entrevista na semana passada que a empresa Veracel pode está aproveitando o período do feriado para agir com a retirada de madeira de fomentados ilegalmente, contrariando os órgãos ambientais responsáveis e lezando os munícipios e o Estado com a sonegação de impostos.

Após as declarações do promotor a redação do Site Giro de Notícias recebeu informações de que pode está havendo a extração de madeira sem autorização do órgão ambiental nesses munícipios, a reportagem do GN, visitou todas as fazendas onde houve denuncias e em todas elas obteve informações de irregularidades cometidas pela empresa Veracel. Como o avanço de plantio em encostas e nascentes, plantio próximo de residências e área plantada suspeita de pertencer reservas legal.

A quarta fazenda visitada pela reportagem do GN, na manhã desta terça-feira (12) pertence ao município de Eunápolis, e a propriedade rural Erton Sesquim Sanchez, escrita no PPF, 065 localizada em frente ao Delta Park, a poucos KM do centro da cidade eunapolitana que de acordo com um funcionário da fazenda o corte da madeira está preste de ocorrer.

Propriedade rural Erton Sesquim Sanchez, escrita no PPF, 065

O proprietário da fazenda um ex-diretor da empresa Veracel que já responde a um a ação penal e teve os bens sequestrados por este mesmo crime não foi localizado.

Um enviado do Site Giro de Notícias chegou a conversar por telefone com o promotor Dr. João Alves que estava em viagem. Ele disse se as denúncias forem comprovadas, tanto a empresa Veracel quanto os seus diretores estariam incorrendo em crime tipificado no artigo 46 da lei 9605/98 (Código Ambiental Brasileiro), o mesmo valendo para o fomentado, ou seja, dono da propriedade rural onde porventura ocorrer o corte de madeira.

Em 15/03/2012 o Site Giro de Notícias denunciou a extração ilegal de eucalipto na Fazenda Monte Pascoal, localizada no distrito do município de Itabela, na região do cotovelo, a 40 km da sede do município, ao INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-do Governo da Bahia. O órgão foi comunicado através de ofício, mais se quer esteve no local.

A fazenda com 399,59 hectares de eucalipto que pertence ao fomentado Armando Rodrigues Gomes, ex-prefeito de Nanuque, que teve o mandato de prefeito cassado em 2008 pela justiça de Minas Gerais, teve toda a safra de eucalipto já cortado embargada pela justiça.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Armando está agindo por debaixo dos panos, financiando a campanha de políticos em Nanuque.
Henrique

A data da matéria ( com muito esforço) achei. Faltou a data dos comentários...
Caio Pinto

Seria muito bom o site colocar a data da matéria, assim como deixar a data dos comentários. Esta matéria foi publicada quando? Hoje é dia 15 de maio de 2015.
Caio Pinto

veracel porfavoror olhe para os trabalhadoris da bonella eles estão massacrado os tabalhadoris elis obrigarão nos a assinar o vali tranposti sendo que nos não temos esse beneficio. saímos de pe as 4horas da manha e so voltamos 18.30 da tardi de pe sem receber 0ras estra e cortarão as horas interas dos motorista sofredoris eles trabalhao como escravos
trabalhador

meu deus, tanta denuncia vazia sem provas, só palavras jogadas ao vento sem nehum valor. Tanto bandido e político corrupto para perseguirem..mas acho que não dá dinheiro e corre risco de morte né GN?
Viva o Eucalipto

Este promotor só persegue quem tá trabalhando e enquanto ele viaja no carnaval, tira licenças gigantes, nos estamos trabalhando para sustentar nossa familias. Enquanto ele persegue o eucalipto, que pelos da renda e emprego na região, a saude e a segurança ficam de lado. até quando meus Deus?
João Carlos

este promotor persseguido não larga a veracel porque ele sabe que dinheiro la, forte, porque não fala sobre prefeitos ladraes da nossa região? porque aqui não sai dinheiro né joão.
no

Vamos todos nos unir, só começaremos as aulas se Jr. Dapé pagar o mês de dezembro como prometido.
Educador

GENTE VAMOS REUNIR TODOS SE NAO SAIR DINHEIRO NOS NAO VAMOS TRABALHAR NO DIA 4 DE MARÇO,SO ASSIM ELE RESPEITA A POPULAÇÃO.


Promotor olhe para as novas gestões municipais ao inves de tentar fazer nome em cima da veracel, alencar começe a se preocupar com seu prefeito, pois nem o mato das ruas conseguiu tirar ainda, em Eunápolis mora o dono da empresa de limpeza que bancou a campanha de Junior e companhia o conhecido Luis da Cabralia agiota de Junior, queremos ver o que disseram nas campanhas em pratica, pois até agora nada, Alencar vc tem obrigação de fiscalizar seu prefeito em prol do nosso municipio, comece a trab.
Dapezeiro

o alencar fora vc e o promotor quem mais está atras dessa materia em pelo jeito tem mais gente envolvido em pura perceguição em .......
internauta

Gostaria que você Alencar, como vereador fizesse algo por nós funcionários que ainda não recebemos o m~es de dezembro. Deixem matéria de eucalipto de lado por enquanto, há coisas muito mais importantes para serem resolvidas.
Maria

Alencar, veja com prefeito sobre o nosso salário de dezembro, deixa porcaria de madeira de lado, ninguém mandou o povo aceitar plantar isso na região.Queremos nosso dinheiro, ou será que vamos ter que voltar a queimar pneus na BR 101?
Itabelense

A propósito, gostariamos de saber de o atual gestor, sr. Júnior Dapé vai nos pagar o nosso mês de dezembro, como ele havia prometido? Os Educadores só retornarão as escolas se receberem, porque sabemos a importância de reformar postos de saúde, etc. Mas o prefeito sabe que quem trabalha precisa receber, e infelizmente como o próprio Júnior disse, A DÍVIDA É DA PREFEITURA!!! Por favor cumpra com a sua palavra e entre com um processo contra o ladrão do Caribe que nos roubou e fugiu da cidade...
Funcionários (nada a ver com a notícia)

papai no ato, a nossa sorte é esse promotor ser atuante, se não fosse ele, agente já estaria bebendo e comendo eucalipto. Só por curiosidade, você é filho de fomentado? ou de alguma empreiteira?
no ato junior

A costa do descobrimento nao merece isso ... Eucalipto, esse é o pior modelo de desenvolvimento economico..! junto com o eucalipto vem a fome, a miseria e o desemprego.
filho da regiao

A Veracel so dar enprego para o povo de Itabela de garregadro de caminhao,nunca deu um trabalho de alto escalão para um Itabelense.
Carlos

esta veracel so sabe e sugar o nosso solo.e nada mais ate a GO, e veracel levou embora.
Manoel

J Alencar tem que pesquisar a fazenda de Romeu em Monte Pascoal teve o corte agora
pesquisador

Não tenho nada a ver com Veracel......mas esse promotor deixa de fazer tanta coisa importante e persegue essa empresa até até...
no ato

Eucalipito e a pior das coisas que veio para o nosso municipio,desenprego,crime,e outras coisas mais,sem esqueser da do crime anbientel.
Marcos

Por que vc não se preocupa com a prefeitura e deixar i povo trabalhar em paz.
P/ alencar

promotor por favor veja os processos que estão parados precisando de andamento.deixa a veracel pra depois.


faço das suas as minhas palavras.
Itabelense

alguem não ta ganhando dinheiro com esses plantios de eucalipto...que será????


tanta coisa pra se preocupar e o povo vai atras de corte de eucalipto da veracel,pelo amor de Deus,daqui a pouco vão querer fazer protesto e a veracel vai ter que mandar muitos funcionarios embora,pais de familia,vamos nus preocupar com a saude /educaçao,o povo de Itabela está precisando muito mais disso
eu