Itabela - Na cidade de Itabela, Sul da Bahia, a Polícia Civil não registra homicídio e assalto há 60 dias consecutivos. O último caso aconteceu no dia 13 de junho. A informação foi divulgada ontem pelo delegado Dr. José Hermano Costa, titular da Delegacia de Polícia Civil da cidade.
Segundo o delegado, o fato é resultado de um trabalho sistemático de combate à criminalidade. No levantamento da Delegacia nesse período foram realizadas, na região, dez operações com um saldo de 16 pessoas presas, 8 armas de fogo apreendidas, além de grande quantidade de entorpecentes, ressaltando que duas das armas apreendidas poderiam ser usadas em assaltos à bancos.
“Somente em uma das operações foram presas 5 pessoas acusadas de tráfico de drogas, um deles é autor do assassinato de “Biro Biro” crime de grande repercussão no município, também foi apreendida a arma que a polícia acredita ter sido usada no homicídio”, disse o delegado.
De acordo com Hermano, isso é possível graças a uma série de ações integradas entre as polícias Civil e Militar, em parceria com o Judiciário e o Ministério Público, seguindo a determinação do delegado-coordenador Évio Brandão, em consonância com as diretrizes traçadas junto ao delegado Moisés Nunes Damasceno do despertamento de polícia do interior (DEPIN).
Hermano destacou ainda o apoio recebido dos policiais civis, militares, rodoviários, “bem como dos colegas da CIPE antiga CAEMA, sob o comando do Major França, que tem sido grande parceiro da segurança pública no município” disse o delegado.
Ele ressalta a integração da Polícia Civil com a Polícia Militar em Itabela, comandada pelo Tenente Victor Costa, do 4º pelotão, e Major Cleber Santos, da 7º Companhia independente da polícia militar de Eunápolis.
“Quero também ressaltar a importância do apoio dos poderes executivo legislativo, que tem sido parceiro para o bom desempenho do nosso trabalho. O município que faz parte da 4ª Região Integrada de Segurança Pública do Extremo Sul, está em primeiro lugar no que se refere a atingir as metas estabelecidas”, finalizou o delegado José Hermano Costa.