Porto Seguro- A Assembléia Legislativa da Bahia realizou sessão itinerante, na cidade de Porto Seguro, nesta quinta-feira (22), o evento aconteceu no Centro de Cultura a partir das 14h30min, onde foram discutidas as problemáticas dos municípios do Sul e Estremo Sul do Estado. A sessão é uma propositura do deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) presidente da AL.
Segundo o parlamentar, a sessão é fruto de solicitação de sindicalista, movimentos organizados e funcionários estaduais. “Essa proposta surgiu em reunião com deputados e com a prefeita de Porto Seguro Cláudia Oliveira que foi a anfitriã do evento.” Disse o deputado.
A sessão foi marcada por muitos protestos e cobranças, como os trabalhadores sem terra (MST) que pediam mais agilidades do governo nas pautas de revestimentos para os assentamentos e mais rapidez nas demarcações de terras no Sul e Extremo Sul do Estado.
Um grupo de jovens estudantes, vindos de Ilhéus, pintou a cara e exibirão cartazes, pedindo uma CPI nos transportes, eles alegam que a passagem é um assalto ao consumidor. Agentes de endemias e saúde também estiveram presentes reivindicando melhorias nas condições de trabalho e comprimento da lei que regulamenta o piso salarial da classe.
Outro grupo presente foram os moradores do distrito de Trancoso, que pede a emancipação do distrito, eles alegam que o lugar sempre foi esquecido pelos prefeitos, o que não está sendo diferente, com a atual prefeita Cláudia Oliveira.
O líder do governo na câmara, José Neto, bem que tentou explicar a ausência do governo Jaques Wagner no Sul e Extremo Sul do Estado, mas foi atropelado pelo Deputado de oposição Bruno Reis, que pediu que os petistas mostrassem quais foram as ações que o governo do Estado tem feito para a região. “Bruno foi além,” “o que o governo do PT fez nos últimos 7 anos foi deixar de investir em segurança pública com um aumento assustador na criminalidade , falta de saúde publica, falta de investimento nos setores industriais para a geração de emprego. Única coisa que ele soube fazer é aumentar a propaganda e a corrupção no Estado”. Disse o deputado.
“O que ouvimos nesta assembléia itinerante foi muita conversa fiada, os deputados não apresentaram um projeto para a nossa região, onde pessoas morrem sem atendimento médico, professores em condições precárias de trabalho, sem esquecer-se da segurança pública, onde jovens estão sendo assassinados diariamente por envolvimento com drogas”, disse uma moradora de Porto Seguro.
O Deputado Estadual Pastor Sargento Isidorio, foi à tribuna carregando a réplica de uma botija de gás. Ele explicou que isso é um protesto que vem fazendo há anos, uma botija custa na refinaria R$10,00 é vendido para a as donas de casa por R$ 40, 00, isso é um assalto ao consumidor explicou o deputado.
A sessão itinerante contou com a presença de muitos vereadores, prefeitos, ex-prefeitos da cidade de Porto Seguro e região, além de representante do MST, funcionários de saúde, e um grupo grande de jovens vindo de Ilhéus. O evento terminou por volta das 18h.