
Convênio assinado pelo prefeito de Guaratinga, Ademar Pinto, com o Ministério da Saúde na semana passada, garantiu a instalação de uma base do Serviço de Atendimento Médio de Urgência (SAMU 192) na cidade de Guaratinga.
A parceria prevê a disponibilização, pelo município, de um prédio para a instalação da base, cujos equipamentos e o veículo serão doados pelo Ministério. O custeio do serviço será também dividido entre o município e o governo federal.
No momento, a administração está providenciando o prédio para a instalação do serviço. A previsão do secretário de Saúde, João Randre Castro, é de que ainda nesta semana, esse item seja providenciado. A partir daí, serão feitos a adequação do prédio às necessidades do Samu 192 e o processo de contratação dos médicos, técnicos, motoristas e o pessoal administrativo. Uma equipe com cerca de 12 pessoas. O secretário prevê a inauguração para o final de janeiro próximo.
AVANÇOS
Apesar de ter recebido a Saúde praticamente sucateada, com as unidades médicas atendendo de forma precária, as duas ambulâncias quebradas e todo o sistema contando apenas com dois médicos, o prefeito Ademar Pinto reconstruiu a Saúde no município. Tendo contratado 12 novos médicos, 10 enfermeiros e uma odontóloga, reformado todas as unidades médicas, implantado novas especialidades: Fisioterapia, Cardiologia, Ultrassonografia, Psiquiatria e Pediatria, alem de adquirir duas novas ambulâncias – uma semi-UTI- e recuperar as já existentes.
A Administração também contratou mais uma odontóloga, e está equipando um gabinete odontológico no Posto de Saúde de São João do Sul, que atenderá aquela localidade e Monte Alegre. Até ao final da Gestão, outros gabinetes dentários serão implantados em outras localidades e na sede do município.
A implantação do Samu 192 complementa todo esse trabalho, que já disponibilizou ambulâncias para todos os povoados e distritos. Dando mais agilidade e recursos tecnológicos para o atendimento aos pacientes e acidentados durante a remoção para o Hospital Municipal.