Itabela - A Sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Itabela, realizada nesta ultima quinta feira, dia 10, com a presença de 11 vereadores, foi marcada por cobranças e alfinetadas. Um dos destaques da sessão, o Vereador Alencar da Rádio, pediu socorro aos vereadores: "São muitas as cobranças e poucas as ações do Executivo”. Disse.
Os destaques foram às falas dos vereadores, Reinaldo Porto, Celio Marinho e do Vereador Alencar da Rádio, que cobrou dos parlamentares mais endurecimento nas cobranças de ações do Prefeito para atender as demandas do Município.
“Somos taxados como bandidos, o que não e verdade, nunca ninguém trabalhou tanto para ver as coisas funcionarem bem. Mas, temos limites, porque fazemos as indicações e são guardadas; o prefeito não procura a Câmara para ouvir e discutir estas solicitações; a voz do vereador e a voz do povo, mais os prefeitos não entendem assim. Tudo que acontece de ruim ou irregular na Administração, nós alertamos o gestor, mas nem sempre somos ouvidos, agora é tudo ou nada, ou isso muda ou tomamos as medidas cabíveis” disse Alencar.
Os problemas enfrentados com a falta de estrutura, atendimento as famílias e segurança, foi tema de pronunciamento de quase todos os vereadores. Os parlamentares entendem que já passa da hora da Prefeitura desenvolver ações efetivas para atender as necessidades e anseios dos jovens e adolescentes de nossa cidade.
Questões como a situação das quadras de areia, a exemplo da praça do fórum são uma vergonha; a Kombi da APAE, quebrada a mais de 15 dias e sem buscar as crianças; o ônibus escolar que ainda continua em baixo do galpão de certa empresa mecânica; a ausência do Poder Publico e seus serviços nos bairros Ouro Verde, Jaqueira, Ubirajara Brito e Rua Nova, e outros, que estão com ruas escuras e esburacadas, mato por todos os lados, foram as principais cobranças de quase todos os parlamentares.
Alencar levantou outro problema: o clima de insegurança na cidade. O vereador salientou a falta de contingente da Polícia Militar e da Polícia Civil e ressaltou que os fatos ocorridos não constituem apenas culpa do Poder Executivo Municipal e dos Vereadores, observou que o Sistema judiciário teve também sua contribuição para o desfecho até aqui, uma vez que estes menores mortos em confronto, foram apreendidos entre cinco a dez vezes pelas policias de Itabela, nos anos de 2008 a 2013. Se tivessem sidos encaminhados para um centro de recolhimento para menores infratores, talvez não tivessem chegado a este ponto. Ele ainda chamou o Sistema Prisional de “Escola do Crime”, pois não oferecem nada para melhorar a reabilitação desses recolhidos, e pior, que os detentos, nas muitas das vezes, são tratados como animais. “É o pior Sistema Prisional do Mundo”. Ressaltou o parlamentar.
Os Vereadores reconhecem que a situação é complicada, difícil e preocupante, que onde o Poder Público não aparece as coisas não acontecem. É preciso que o Poder Executivo se preocupe mais em dá condições de trabalho e incentivos a estes jovens, principalmente nos Bairros mais periféricos, e com a vulnerabilidade de tráfico de drogas, prostituição e agressão.
A sessão teve momento de emoção, quando o Vereador Alencar lembrou-se das mães, que sofrem com seus filhos dependentes das drogas, e que na maioria das vezes sofrem sem ter a quem recorrer e o final quase sempre e o mesmo, “a cadeia ou a morte” FINALIZOU.
O Vereador Renaldo Porto fez duras críticas a atuação da Secretaria Municipal de Ação Social, afirmou que a titular da Pasta, Srª Maria da Pena Rosário de Sá apenas tem o nome de Secretária, mas quem exerce é uma terceira pessoa conhecida como “Claudão”. O Vereador Renaldo Porto ainda questionou o funcionamento do CREA E CRAS da Rua Nova, afirmando que esses órgãos existem e seus funcionários não atendem ninguém. O Parlamentar denunciou ainda que, a Assessora Jurídica da Câmara de Itabela exerce acumulo ilegal de funções públicas, uma vez que presta serviços na Secretaria Municipal de Saúde em horários incompatíveis, fato que segundo já chamou atenção antes na tribuna da Câmara Municipal de Itabela.