Reunião debate o comércio de carnes em Itabela.

redação - 07/11/2014 - 00:43


Na tarde desta sexta-feira, 07 de novembro, na Câmara Municipal, a Vigilância Sanitária Municipal, na pessoa da Coordenadora Michele Valle, recebeu os açougueiros (as) locais, Vigilância Sanitária Estadual, representada  pelo fiscal da Adab, Epaminondas Peixoto, Secretário  de Saúde Lucio França, Secretário de agricultura, Aldair Almeida, o representante do Ministério Público estadual, Dr. João  Alves e demais lideranças politicas municipais, para tratar de bate de carne no município.

A coordenadora da vigilância Micheli fez a explanação sobre os cuidados, direitos e deveres do comerciante de carnes no Mercadão de Itabela e apresentou um vídeo, mostrando o abate de forma legal  e o abate clandestino. Houve oportunidade para questionamentos e mostrou-se a situação razoável em que se encontra o nosso mercadão com relação situação atual. Chamou-nos a atenção quando o Promotor DR. João Aves, lembrou que da legislação da portaria 304. Questionou-se a comercialização de carne de forma irregular, ele disse que o abate só será permitido no município, em matadouros frigoríficos, com a certificação da carne, com procedência de origem de onde o animal foi abatido.

O representante do Ministério Público estadual explanou sobre as competências da ADAB, dividida em setores de saúde animal e vegetal, além da inspeção das mercadorias, desde o abate animal até a expedição do produto final e a fiscalização de trânsito da matéria-prima desde o campo até a saída para a comercialização final, deixando claro que o órgão estará ampliando suas ações de fiscalização do trânsito destas mercadorias de origem animal ou vegetal. Em seguida, lembrou que as ações do Ministério Público acontecerão periodicamente para combater de forma dura o abate clandestino.

O Ministério Público Estadual fez questão de expor as Leis que embasam as ações das Vigilâncias Sanitárias, nos âmbitos da federação (ANVISA) e VISAS estadual e municipal, lembrou-se do desejo do Ministério Público de juntar a vigilância sanitária, secretaria de saúde e a ADAB  no combate ao abate de carne de forma ilegal. Lembrou as responsabilidades dos comerciantes, nos âmbitos administrativo, civil e criminal. Falou sobre a utilização do espaço físico da feira-livre, Box e condições de higiene.

Na fala do Secretario de saúde, após a saudação á mesa, reiterou a fala da DR. João Alves. Disse que o abate de forma clandestina tora-se um risco a saúde das pessoas, falou também de os comerciantes se organizarem e buscar uma pareceria junto aos órgãos públicos  e sugeriu que os açougueiros devem criar uma associação  para facilitar a compra do gado. Reiterando ainda que, prefeitos e vereadores hoje estão a serviço da lei, não sendo mais os donos da verdade nem da cidade como pensam alguns.

Todas as oradoras reiteraram a necessidade de se copiar os bons exemplos, de outros Mercadão de  Carnes  em outras cidades da região, que já estão comprando a carde de frigorifico , com inspeção municipal e estadual e transporte de qualidade como pede a lei.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



JÁ É TARDE!
likote

do jeito que ta o mercadão ainda esta bom, pior será se luciano frangosseco entrar, ai o mercadão os urubus vão tomar conta, na época do pai dele as carnes ficava pinduradas para urubu comer, meu prefeitu é alencar e joesélia
anacleto

Tem que fechar mesmo esse mercadão, esses açougueiros são os culpados p/ essa situação, quando Dino saiu deixou o mercadçao de carnes um luxo, e os proprios açougueiros destruiram.
Seu ze

Gente, esqueca a politicagem,a lei sempre existiu, mas so agora o executivo Municipal está cumprindo... e depois vamos pensar que o que está acontecendo é para o bem da população, uma questão de saúde pública.


Olêê, Olêê, olá. Dilma, Dilma!!!! Parabéns para quem votou nela. Isso é só o começo!!!!
45

quem é esse fogado tiradinho qye ta dormindo na foto ,
Tadeu Simas

o que o olho não ve o coração não sente,o que não mata engorda,gente ajuda ae lula ta rico mas os parentes dele donos da friboi são uns pobres coitados vamos ajuda ai ó ajuda ai pô...kiakiakiakiakia
tata

esses açougueiros tem que tomar vergonha e compra carne de calidade nos compramos poriso dotor joao nao libera esses fougados para vender essas carne cladestina fecha logo esse mercadao faz vergonha agente compra caner com esses cheiro de merda esse canbalaxo ta pençado que e dono do mercadao mas nao tem corage de fazer uma vaquinha para compra ums cano pra fazer uma nova emcanaçao
werles dos santos

esses açogueiros tem que tomar vergonha e se adequar a lei abra suas firma
wel

canbalacho.ate.vc.reclamando.vc.fez.canpanha.pro.pt.agora.aguenta.faz.pra.leleu.que.vc.vai.vender.so.corro..
morador

E ainda diseram que a culpa e do Governo Federal, o Povinhos em !!!
vigia

É Correto o trabalho feito pela ADAB e Vigilancia sanitaria pois temos de saber a origem dos animais abatidos. Nós sabemos muito bem que este mercado de carnes foi entregues aos açougueiros em perfeito estado pois estava novo e eles que são relaxados e acabaram com tudo e além disso jogam os restos dos animais abatidos pelo telhado nos corredores, etc.Os panos que eles usam para limpar o gado depois de abatidos são jogados no chão e colocam as carnes por cima panos sujos e ai comemos essa carne
Realista

Alencar é verdade que Leleu te deu dinheiro e voce não quis .parabéns alencar
katia

Fiquei sabendo que Leleu vai abrir um açougue equipado pra vender carnes e quem vai trabalhar nele sera sua amante de Texeira de Freitas
bate xo

Alencar pede pra Leleu da sacola trazer pra itabela o matadouro comunitário. Alias a quadrilha do pt ganhou acorda leleu
isso é uma barbaridade

Esse Leleu é um maluco trás pra itabela com o apoio do pt a câmara fria leleu
soro branco

ESTE MERCADAO PARECE UM LIXAO TEM QUE BOTA MORAL NESSE POVO DOS AÇOQUE MESMO SAO MUITOS RELAXADO COM A HIGIENE.TEM QUE SER FRIBOI.
LEGAL

NÃO PODEMOS CONTINUAR COMENDO CARNES SEM PROCEDÊNCIAS, TALVES ATÉ GADO DOENTE E CONTAMINADO. MAS PARA FACILITAR A SITUAÇÃO DE HIGIENE COM A CARNE QUE É VENDIDA EM ALGUNS AÇOUGUES E MERCADÃO, TERIA QUE TER UM MATADOURO MUNICIPAL EM ITABELA, SÓ ASSIM PODERIAM COBRAR PROVIDÊNCIAS DAS AUTORIDADES. MAS AONDE ESTA AS SECRETARIAS RESPONSAVEIS POR TUDO ISSO QUE ESTA ACONTECENDO NESTE MUNICIPIO DEIXANDO MUITOS PAIS DE FAMILIAS NA PIOR, SEM GANHAR O PÃO DE CADA DIA. CADÊ OS VEREADORES COM PROJETOS.
De olho na Saude

seria interessante que a prefeitura em prol da população investisse em um frigorífico assim facilitaria o trabalho dos açougueiros, sem contar que seria um investimento, que geraria emprego e imposto,já que o problema é o abate de forma legalizada.
zibiagaspareto

Ninguém merece ter que comer estas carnes sem gosto destes frigoríficos!!!! só besteira :p
Vivaz