Municípios vão poder licitar próprias creches com recursos do FNDE

redação - 19/05/2015 - 11:44


Municípios e o Distrito Federal vão poder licitar as próprias creches e receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A meta do governo é atender 50% das crianças com até três anos no país até 2024. Atualmente, são atendidas 27,9% delas.

Segundo o FNDE, problemas com a contratação de empresas por Registro de Preços Nacional, cujas atas expiraram no ano passado, motivaram a autarquia a abrir a exceção. No país, 1,6 mil creches têm o termo de compromisso, mas não foram contratadas junto às construtoras que participaram do registro de preços.

 "As empresas que ganharam não cumpriram os contratos. O dinheiro está parado com as prefeituras. As pessoas e as cidades precisam dessas obras", disse a presidenta da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, à agência Brasil.

 De acordo com o FNDE, R$ 1,3 bilhão estão reservados às creches e parte já foi transferida às prefeituras. Cleuza explica ainda que o registro de preços foi feito para cheches pré-moldadas, que demorariam cerca de sete meses para ficar prontas.

As novas licitações podem não seguir esse modelo e demorar ainda mais para finalizar as construções.  Para facilitar a contratação e a construção, o FNDE disponibilizou, nesta segunda-feira (18), os projetos das creches e informações detalhadas sobre a reformulação no portal do Simec.

Estão disponíveis, além dos projetos existentes, dois novos modelos, para atender "a necessidade de cada local”. A partir desta terça-feira (19), os municípios poderão optar pela mudança de suas creches. Situações específicas de cada cidade poderão ser tratadas diretamente com o FNDE.

Fonte Bahia Noticias  e foto: Reprodução / FNDE

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Construcao de Creches e Quadras esta mais facil que desenhar no papel, prefeitos fazendo " farras" com Recursos do FNDE e ESPORTE e agora mais essa de poderem licitar, kkk eles se preocupam com a educacao desde os pequeninos por isso tantaa creches kkk
Marcos Queiroz

mais um jeitinho para desviar nosso dinheiro. EEEEta Brasil