Para ajudar na segurança das escolas no período das férias de final de ano, uma novidade foi estalada nas escolas. São câmeras de segurança que irão monitorar quase todas as unidades de ensino da zona urbana. As câmeras já foram instaladas em algumas escolas que decidiram colocar o dispositivo e estão em pleno funcionamento em pelo menos 5 escolas.
O número de equipamentos varia de acordo com o tamanho da escola. Algumas chegam a ter até 20 câmeras de monitoramento. A transmissão dos dados é feita em tempo real através de uma rede de internet e em caso de evasão na escola o celular da pessoa responsável recebe uma mensagem avisada o fato.
O sistema foi instalado em locais estratégicos e com maior fluxo de pessoas, como pátios, refeitórios, portões de entrada e saída dos alunos e também na parte externa da escola. No caso de falta de energia elétrica ele funciona através de gerador e possui sistema de visualização noturna.
O monitoramento 24 horas, conta também com sensores de movimento e botão do pânico. Os vigilantes passarão pelo local e registram direto no sistema, data, horário e a situação encontrada em cada unidade.
De acordo com as diretoras das referidas, esse investimento visa garantir a segurança dos alunos e tranquilidade dos pais e dos prédios públicos. “As instalações foram iniciadas há aproximadamente uma semana e, nesse período, não tivemos nenhum incidente. Esta é uma medida de segurança que visa proteger principalmente as crianças e funcionários e os bens públicos de cada unidade escolar”, concluiu uma diretora.
O sistema é realizado por uma empresa atendente o processo de cotação de preço. Não é preciso fazer licitação, os equipamentos estalados estão sendo pago com recursos das próprias escolas através do dinheiro direto nas escolas do Governo Federal.
A pessoa responsável vai poder acompanhar em tempo real todo monitoramento de imagens através de computadores e tablets. “A escola é e sempre será um lugar seguro e de paz. Em Itabela, as drogas, os crimes de violência sexual e física contra menores e o vandalismo ficarão definitivamente longe de nossas escolas”, finalizou uma diretora.
Devido o projeto ser pago com recurso oriundos do dinheiro direto da escola do Governo federal, nem todas as unidades educacionais decidiram se vão estalar os dispositivos. Mas em sua maioria já resolveram que vão aderir o projeto.