A população do Município da Guaratinga, cerca de 30 mil habitantes segundo o IBGE, sofre com a falta de água desde do dia (10/11) devido a estiagem que provocou baixa no rio que abastecem a cidade, impossibilitando a capitação de água no sistema da empresa baiana de águas e saneamento – embasa.
Para amenizar e não deixar fechar escolas e o único Hospital no município, a Companhia de abastecimento de água buscou uma alternativa que foi tomada deste terça-feira dia 07 de dezembro de 2015, para tentar minimizar as consequências causadas pela estiagem que atingem a maioria dos Municípios da Bahia
O desabastecimento será mínimo, diante o tamanho da gravidade. As Unidades de Saúde e as escolas foram priorizadas no Município de Guaratinga, faremos um estudo para saber quanto temos de água nos reservatórios. “Caso falte, usaremos carros-pipa para abastecer” revelou o Gerente da Embasa no Município, Benjamim.
De acordo com informações da Companhia baiana de águas e saneamento – embasa. Uma operação com carros pipa começou a atender emergencialmente a hospitais, postos de saúde municipais e estaduais e estrutura judiciária. Posteriormente, os veículos serão destinados para a população de localidades mais prejudicadas pela falta de água, no momento a cidade de Guaratinga.
Os munícipios afetados decretarão situação de emergência, caso a estiagem permaneça, para que o Governo do Estado destine recursos para atender os serviços de atendimento à população. Com o agravamento da situação a emergência pode ser implantada com a ajuda do Governo Federal.
Sobre as responsabilidades que causaram o colapso no sistema de abastecimento de água nos municípios, todo mudo sabe que foi devido à estiagem. A falta de investimento e o descuido de não ter prevenido para casos graves como esse ainda será discutido e de quem foi a responsabilidade. “Poços e grande barragem já deviam ter sido construídos na região, mas teremos tempo para determinar isso depois, o foco principal está sendo resolver o problema de abastecimento de água” completou um ambientalista.
"A circunstância é gravíssima, mas posso dizer que essa é uma fatalidade que infelizmente aconteceu por falta de investimento e cuidados dos órgãos responsáveis pelo sistema de abastecimento de água e preservação dos rios e mananciais dos municípios afetados” disse o vereador Alencar da Rádio que vem acompanhado a situação corrente.
Os caminhões pipas da empresa embasa estão sendo abastecidos no sistema da empresa em Itabela. Até quando isso vai ser possível é incerto, o nível do rio que abastece a cidade está muito a baixo do normal. O sistema de abastecimento de Água na cidade pode entrar em colapso a qualquer momento.