A região do Sul da Bahia, mas precisamente nos Municípios de Itabela e Guaratinga se associaram a uma estiagem histórica. O que faz disparar o termômetro da preocupação com a escassez de água, inclusive para consumo humano.
Na Região a onda de calor deixa mais evidente os efeitos da seca, expondo o fundo do Rio dos Frades, que abastece a cidade de Itabela e do córrego Caraiva que é o responsável pelo abastecimento de Monte Pascoal, distrito de Itabela. Mas a pior situação esta na região conhecida por ponto “chique”, interior de Itabela na divisa com o Município de Eunápolis. O rio jacarandá uma das principais fontes de vida da região desapareceu, deixando humanos e animais totalmente sem água.
O córrego Jacarandá que abastece os moradores daquela região, atingiu a pior seca de toda a sua história. O leito do rio virou um banco de areia, sendo usado por trabalhadores como caminho para transitar pela localidade. Moradores da localidade há mais de 30 anos, estão assustados com o fenômeno que levou o desaparecimento do córrego.
Para fazendeiros e citantes da região o estado é de calamidade pública devido à seca, grande parte fica do município de Itabela já na divisa com Eunápolis e Guaratinga, onde nasce o córrego do jacarandá e aonde é mais crítica a situação dos município
Moradores acusam além da estiagem, as barragens que foram construídas no leito do rio, próximo da cabeceira de onde nasce o córrego que abasteciam a região, levando moradores da área rural a enfrentar há mais grave na onda de falta de água que só chega as casas do moradores através de pequenas cisternas.
A seca do rio aumenta o sofrimento para moradores como o pequeno agricultor João Carlos de 25 anos, da localidade, a nove quilômetros da BR-101. Para matar a sede, ele é obrigado a apanhar água no que sobrou de um buraco, disputando-a com animais. Com o sol forte e o uso desordenado da água para irrigação o córrego foi minguando, até sobrar apenas areia. “A cada dia que passa, a situação piora. Do jeito que vai, a gente vai acabar morrendo de sede”, preocupa-se João.
Outro que estar preocupado é o trabalhador rural de 77 anos, senhor Alfredo, ele reside na região a mais de três décadas e contou que nunca viu o córrego do Jacarandá secar. O trabalhador atribui como causa, as barragens construídas na cabeceira do córrego e o uso da água para irrigação de café e pimenta do reino.
O chefe da Embasa de Itabela, Benjamim, disse que o rio que abastece a cidade atingiu um nível preocupante e pode baixar ainda mais se não chover nos próximos dias. “A tendência é piorar”. Disse
A expectativa é de que onda de calor, que ontem registrou máxima de 30,7°C em Itabela comece a dar refresco a partir da próxima semana. São esperadas chuvas esparsas nos próximos dias amanhã, no Sul da Bahia. Porém, segundo a meteorologia antes de domingo não deve haver precipitações mais fortes, que possam ajudar na recuperação dos reservatórios.
Na semana passada houve forte pancada de chuva concentrada na cidade de Itabela. Com queda de granizo e ventos intensos. Mas nada que mude o nível dos córregos e rios da região.
A reportagem do Giro de Noticias registrou na terça-feira, (29/12) em vídeo, centenas de peixes mortos. “Eu flagrei eles tentando respirar. É triste. É lamentável uma situação dessas aqui na zona rural ” disse um morador emocionado.
“Ali tem vários peixes. Tem mandi, lambari, bagre, cascudo. Também tem o piau, com tamanho acima de 20 centímetros, que deve pesar mais 400 gramas cada", comenta o morador que não é um “estudioso”, mas gosta de acompanhar a história do rio e ressalta que nunca viu algo tão trágico para o meio ambiente. A reportagem também filmou um a roda d’água desativa e o vaqueiro esta deixando o local por falta de água