Moradores da região do Embaré, cerca de 35 Km de Eunápolis e 25 Km do distrito de Monte Alegre, Município de Guaratinga, estão revoltados com as ações ilícitas que empresa Veracel Celulose S/A, vem praticando na região com o plantio de eucalipto.
O trabalhador rural Wilson Martins Pereira e dono da propriedade Alta Vistosa que faz divisa com uma área da Veracel denuncia as ações ilícitas que a empresa vem promovendo para o crescimento do plantio de eucalipto na região e cobra das autoridades providências com o desmatamento e mecanização muito próximo do rio da localidade.
O trabalhador chama a atenção para denúncia contra empresa produtora de celulose, que segundo o senhor Wilson, vem cometendo varias ações ilegalmente, em detrimento da legislação ambiental. Afirma que mesmo comprovadas às irregularidades, a empresa continua o serviço de mecanização para o aumento do plantio de eucalipto a poucos metros do leito do rio.
Também há denúncias mais graves, como a interdição do rio para facilitar o acesso com um trator, mesmo sendo avisada que a estrada e o aterro feito no córrego causariam a erosão e assoreamento no leito do rio, desmatamento de uma área de mata próxima ao leito do rio deixado as margens desprotegidas e a chamada capinam químicas – um coquetel de agrotóxicos, com predominância de herbicidas e formicidas – nos eucaliptais. Os moradores estão preocupados que estes venenos contaminem a terra, a água, a fauna e a flora.
Outro morador identificado por Gabriel Perreira Menesis acusa a empresa de forjar dados e não cumprir obrigações ambientais e evasão de divisa. O trabalhador contou a reportagem do Giro de Noticias que trabalhadores da empresa solo, prestadora de serviço da Veracel, cortou uma cerca de arame liso na propriedade do senhor Hotelino para passar com um trator de esteira sem a autorização do proprietário. Ele conta ainda, que o dono da propriedade já constituiu advogado e irá formular uma denúncia contra a empresa ao Ministério Público Estadual, em Eunápolis.
Apesar de toda a polêmica, a empresa Veracel continua com suas ações de expansão no plantio. No momento em que era feita a reportagem um trator estava sulcando a terra para mais plantação e muito próximo do único rio da localidade, rio este, que serve de fonte de vida dos moradores e dos animais na localidade.
Para os moradores da localidade, desde que a Veracel Celulose comprou a propriedade denominada fazenda Jacobina, uma área de terra as margem do córrego e iniciou o plantio de eucalipto, o assoreamento no leito do rio vem aumentado a cada dia. Como se não bastassem à quantidade volumosa de terra que desse do morro para dentro do rio, existem outra preocupação dos moradores, a grande quantidade de produtos de agrotóxicos que a empresa utiliza para conter o mato em meio a plantão.
Ainda na mesma região outra situação que vem causado certo desconforto entre a empresa e os moradores, o fato da empresa ter feito uma estrada na divisa da propriedade particular do senhor Heraldo Bahia e não respeitou a distância que seria necessária para não comprometer a cerca e acabou fragilizado a seguridade dos morrões que acabou cedendo em vários pontos, o fazendeiro tem procurado a empresa para que tomem as devidas providencias e até então nada foi feito. Nossa reportagem obteve informações que o fazendeiro pretende entrar na justiça contra a Veracel.
Coincidência ou não, a matéria coincide com a data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.