De acordo com moradores próximos ao Parque Nacional Alto Cariri no município de Guaratinga além de sinais visíveis de devastação por meio de queimadas ilegais o parque está sendo arrodeado de pastagens e eucalipto o que pode facilitar as queimas.
O Parque que foi criado em 2010, possui cerca de 19.264 hectares, com o objetivo de proteger remanescentes de Mata Atlântica e preservar espécies de animais ameaçados de extinção, como o Muriqui do norte entre outras especes.
Ainda de acordo com a reportagem do site Giro de Noticias, o plantio de capim e eucalipto é muito visível e poderá causar sérios danos à região, principalmente para quem depende do rio na região Imbaré, como pode ver o corregi some em meio ao plantio de eucalipto.
O parque tem em seu interior o Rio Pinheiro (um dos afluentes do rio buranhém). A região citada na reportagem está na comunidade do Imabré em Município de Guaratinga.