Usina Hidrelétrica de Itapebi tem operação normalizada após um ano de interrupção por causa de um curto-circuito.

Giro de Noticias - 24/10/2025 - 13:32


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o retorno da operação comercial da unidade geradora 2 da Usina Hidrelétrica de Itapebi, localizada no baixo curso do Rio Jequitinhonha, próxima ao município de Itapebi.

A unidade estava fora de funcionamento desde agosto do ano passado, quando a Neoenergia comunicou à Aneel a paralisação programada para execução de serviços de modernização.

A previsão inicial era de que a unidade voltasse a operar em cerca de um mês, mas a retomada precisou ser adiada após a detecção de um curto-circuito nos enrolamentos do estator.

Com o avanço das análises técnicas, a empresa informou em novo ofício que o prazo de normalização seria ampliado para aproximadamente dez meses. Segundo a Aneel, a retomada efetiva das atividades ocorreu somente em outubro de 2025, quando a unidade voltou a integrar o Sistema Interligado Nacional (SIN).
ESTRUTURA E CAPACIDADE

A Usina Hidrelétrica de Itapebi é uma estrutura de médio porte do tipo fio d’água, com capacidade instalada de 462 megawatts (MW). O complexo possui três unidades geradoras de 154 MW cada, energia assegurada de 209,10 MW médios — o equivalente a 1,88 milhão de megawatts-hora (MWh) por ano —, além de um reservatório de 62,48 km². A barragem mede 620 metros de extensão e 106 metros de largura.

O empreendimento foi construído pela Neoenergia a partir de 1999 e entrou em operação comercial em fevereiro de 2003.

Fonte RadarNews 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/