Prefeito de Itabela faz sinais do partido ao lado de seu pré- candidato durante um jogo de futebol e eleitora esconde na hora da foto.

Giro de Noticias - 17/06/2024 - 16:05


O prefeito Luciano Francisqueto não tem perdido tempo, mesmo em eventos da prefeitura ele não deixa de estar sempre sinalizando o partido onde ele e seu pré-candidato a prefeito estão coligados. Neste domingo 16/06, o prefeito ao lado de seu cunhado e pré-candidato estiveram no estádio municipal quando ocorreu a abertura de um campeonato municipal.

Já na arquibancada do estádio e ao lado de seu cunhado, o prefeito Luciano faz o sinal com as mãos do seu partido na hora da foto, mas como é possível se ver, uma eleitora chegou a se esconder no momento da foto.

A foto logo "viralizou" nas redes sociais e o que não faltou foram deboches e críticas. Pessoas criticaram a atitude do gestor de ter autorizado a foto dele e seu pré-candidato fazendo sinais do seu partido e deixando que outras pessoas aparecessem na imagem, possivelmente sem pedir permissão para a foto.

Para um estudioso da legislação eleitoral, o uso indevido da imagem de uma pessoa para promoção política que seja contra a vontade do indivíduo fotografado e sem permissão, pode se configurar um ato ilegal e haver punições para quem fotografou e quem autorizou a foto.

Caso a pessoa alegar que foi fotografada sem autorização e achar que teve sua pretensão eleitoral violada e fazer a denuncia na justiça, os indivíduos envolvidos podem ser responsabilizados.

Outros cuidados para não causar prejuízos eleitoral é não conficurar o uso da máquina pública a fim eleitoral é saber separar eventos institucionais aos eventos eleitorais.

Um especialista político reforça que a propaganda eleitoral só é permitida após o dia 16 de agosto. Segundo ele, a propaganda antecipada pode gerar distorção na igualdade de oportunidades entre os candidatos e partidos, além de proteger o período de campanha propriamente dito.

Os pré-candidatos ou partidos que forem pegos realizando propaganda eleitoral antecipada estão sujeitos a penalidades que podem incluir multas e até mesmo a inelegibilidade. 

De acordo com a legislação é proibido servidores públicos ficar a serviço de pré-candidatos, fotografos, seguranças, carro público, tudo isso pode ser considerado como abuso do uso da máquina pública e de poder econômico e abuso de autoridade.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Depois de oito ano anuncie hospital pra Itabela deixou pra anunciar bem em cima da política pra ganhar voto porque não fez o hospital nó lugar do colégio lá no Bairro ouro verde sim nunca tevê meu agora que não vai de msm tô fora de 55 povo está acordado agora
observando &128526;

Homem tá estourado &9995;&9995;
Itabelense

Se me pedir pra tirar foto eu tiro com todos os candidatos. Eu acho que a gente tem que prestigiar todas as pessoas que tem coragem de dar a cara a tapa e por o seu nome à disposição da cidade. Portanto antes de decidir o meu voto, eu respeito e prestígio todos os pré candidatos.
Teuku Shai Sang

A política esse ano vai pegar fogo, e eu quero é beber tubão.
Seukuh Miadora

Eu vi, eu tava.
Izadora Pinto Rosa

Não façam tempestade em copo d’água pessoal. A vida é mais simples do que a gente pensa que ela é.
Jalam Bipal

Eu gostava muito da atuação do Ricardo Flauzino quando ele foi eleito pela primeira vez como vereador. Eu até votei nele pq enxergava alguém com força de vontade e a juventude para mudar. Ele tinha ideia pujantes e inovadoras, e isso me cativou. Mas tudo isso mudou já nos primeiros meses de mandato, quando ele se achou com o rei na barriga e passou a fazer as velhas práticas de raposas velhas da política. Por isso que hoje o meu voto não vai para o Ricardo Flauzino.
Giuseppe Camole

Inadmissível a atitude do prefeito. Tem que respeitar as opiniões políticas das pessoas prefeito. A gente não está mais na época do Coronelismo não.
Fê Zanal

Lamentável atitude hein prefeito. Parece que vocês acham que todo morador da cidade tem que apoiar o seu grupo ou participar nos eventos. Entende que existe oposição na cidade, e possivelmente essa moradora vota ou em Júnior Dapé ou em Leleu da Sacaria.
Arthur Butecinha