Um índio é morto e outros dois estão suspostamente desaparecidos na região do Monte, ao entorno do Parque Nacional Monte Pascoal.

Giro de Noticias - 11/03/2025 - 09:19


A reportagem do Giro de Notícias teve acesso a um vídeo que mostra um índio identificado por, Vitor Braz, caído morto no meio de uma estrada no Território de Barra Velha, próximo à Aldeia Pé do Monte. Em áudios uma mulher aparece pedindo socorro alegando que havia um morto e outros dois teriam desaparecidos. O crime teria ocorrido durante a madeugada e segundo as informações dentro do municipio do Prado.

As informações repassadas por indígenas em áudios e por outras pessoas dão contas que tem um baleado no hospital de Itamaraju. Em outra informação em áudio, conta que um carro teria sido incendiado, mas não tem imagens que comprovam a informação.  

Ainda segundo as informações, este índio que foi morto era da região de Cumurú, no município de Pau Brasil e estava em uma ocupação no Prado. Nos útimos dias ouve uma ordenação para que eles deixassem o local e isso desencadeou um conflito entre as partes.

Essa região ao entorno  do Parque Nacional tem se tornado um local muito violento com atuação de facção e casos de conflitos no campo, envolvendo invasores e donos de terras que estão sendo expulsos de suas propriedades.

Segundo um advogado, essas ocorrências abrangem não apenas as disputas específicas pela terra, mas também por disputa pela partilhas das propriedades invadidas, alguns querem ficar com a colheita e outros acabam ficando sem anda, o que gera instabilidade entre os grupos.

Donos de terras invadidas contam que tem pessoas não indígenas infiltradas entres os grupos. A reportagem entrou em contato com a polícia, mas não conseguiu informações ainda, devido que o casso ainda está com a investigação em andamento.

Segundo as informaçoes, o nome verdadeiro do indígena é Mário Braz e não Vitor como foi divulgado.  Ainda conforme um informante, este nacional já havia sido preso em Pua Brasil acusado de homicídio. A reportagem entrou em contato com a polícia para maiores esclarecimentos.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/