A redação do Giro de Notícias recebeu na última sexta-feira ,21/03, através de um morador, uma denúncia sobre uma situação considerada desagradável por ele e vizinho. Segundo este morador, uma serraria localizada na Rua nos fundos do campo de futebol no povoado de “Montinho”, expele fumaça quase que todas as noites, e essa situação vem incomodando dezenas de moradores e vizinhos da fábrica de artesanato, que convivem com a situação há cerca de mais de um ano.
Ele comentou ainda que já houve reclamações na prefeitura, no entanto, nenhuma providência foi tomada. Diante da situação incontrolável, um morador vizinho ao local resolveu denunciar o caso na imprensa para que uma solução seja adotada.
A situação da fumaça vem incomodando moradores do bairro próximo, que estão dispostos a denunciar a fumaça na Fundação Estadual de Proteção Ambiental e ao Ministério Público, órgãos responsáveis por verificar se empresas operam desrespeitando leis de meio ambiente.
Na localidade moram idosos e crianças que estão tendo suas saúdes prejudicadas pela fumaça. Um vizinho contou que já falou com o dono da pequena serraria, mas ele não parou de colocar fogo no pó durante a noite.
Segundo um vizinho, a queima do pó da madeira é desnecessária devido que existem um caminhão que recolhe todo o pó gerado nas mais de 50 pequenas fabricas de artesanato no povoado. A coleta do pó acontece a cada 15 dias e ninguém paga nada pelos serviço.