Em um vídeo gravado pelo filho do dono da fazenda Conjunto Raiz, no município de Guaratinga, invadida a cerca de 20 dias por pessoas do Movimento Sem Terras –MST, o fazendeiro pede a ajuda dos demais fazendeiros da região para retomar a posse da propriedade. Ele chegou a mostrar uma reintegração de posse deferida pela justiça a ser cumprida.
A tentativa frustrada de voltar a posse da propriedade ocorreu na manhã de sexta-feira (28/03). Segundo o filho do dono da fazenda, os ocupantes da propriedade declararam confronto contra os fazendeiros que acabaram deixando o local.
A fazenda Conjunto Raiz, pertencente à família Pinheiro. A propriedade possuem cerca de 700 cabeças de gado e 50 animais equinos. A fazenda está localizada a cerca de 9 km da sede do município.
Segundo o filho do dono da fazenda, o senhor Valter Pinheiro, que mora em outra cidade, está internado em estado grave. Ele atribui que a doença do pai é por causa da invasão da prosperidade.
De acordo com um dono de uma propriedade em Guaratinga e ouvido pela reportagem, a fazenda Conjunto Raiz, é altamente produtiva na criação de gado, com aproximadamente 700 cabeças de bovinos. Ele conta ainda, que a fazenda é escriturada e atende todas as funções sociais junto aos orgão conpetentes.
A reportagem não teve contato com os líderes do movimento MST e deixa o espaço aberto se queiram se manifestar sobre a ocupação da fazenda Conjunto Raiz.