Povo Pataxó bloqueia estrada em protesto contra prisão de quatro indígenas pela força Nacional nesta sexta-feira (4/7)

Giro de Noticias - 04/07/2025 - 17:41


Nesta sexta-feira (04/07/2025), moradores da Terra Indígena Pataxó de Barra Velha, no extremo sul da Bahia, realizaram uma manifestação contra a prisão de quatro indígenas pela força nacional e polícia federal. Os indígenas foram presos durante uma operação policial no território na manhã desta sexta.

Áudios e vídeos divulgados nas redes sociais pelos próprios indígenas, mostram estrada de acesso interditadas com madeiras para impedir a entrada e saída de veículos na aldeia de barra velha e outras aldeias da região.

A motivação que levaram as prisões dos quatros indignas ainda não foram divulgadas. Segundo um áudio gravado por um indígena, os detidos foram levados para a delegacia federal de Porto Seguro.  

Na operação desta sexta-feira dois foram identificados por Eriza que é a vice Cacique de Barra Velha e o índio Flavio conhecido por Jabá, que pessoas muito próximas do Cacique “Weligton Ribeiro de Oliveira”, ou “Cacique Suruí”, como é mais conhecido que também foi preso na última quarta-feira 02/07.

A operação desta sexta pode ter sido um desdobramento da operação da última quarta-feira (02/07) quando a Polícia Federal e a Força Nacional deteve quatro indígenas e apreendeu uma grande quantidade de munições e armas no Território Indígena de Barra Velha, em Porto Seguro.

Durante os trabalhos de investigação e manutenção da ordem e paz nas referidas localidades, as equipes da Polícia Federal e da Força Nacional, realizaram a interceptação e a prisão do Cacique “Weligton Ribeiro de Oliveira”, ou “Cacique Suruí”, e de outros três indígenas, sendo um deles identificado como “Ukitxuai Alves Vieira”, 19 anos, e outros dois adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos, que estavam em um veículo modelo Toyota/Hilux, cor branca, placa não divulgadas, o qual foi interceptado pelas referidas forças policiais em uma estrada vicinal dentro da área territorial da Aldeia Barra Velha, que liga os municípios de Prado e Porto Seguro, na qual estavam de posse dos seguintes materiais bélicos.

Nos áudios que a reportagem teve acesso, os indígenas estão reclamando de perseguição por parte da força nacional.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Melicianos assassinaram 6 endegenas aqui na região não tem nenhum preso Só tem cadeia pra índio cadê a justiça
Pataxó

Agora ser mexer com uruba ohhh alguém da família dela não vai dar oq prestar, família é família ninguém mexer na minha. Tlgd é vocês para de falar do cacique porque ele nãu é esse tipo de pessoa
Tarcísio &129304;

pra indigena que diz sentir nojo do cacique e da vice ,saiba que o unico nojo é vc ,primeiro que nem moral de falar vc tem , mais rodada que pideu de caminhão acha que casou e o passado foi esquecido? sabe porque vcs atacam tanto eles por aocontrario deles vcs são grileiros que pegam a terra indigena e vendem ,só tem algo na vida por que o papai vendeu terra , e eles são pessoas honestas ,coisa que o dinheiro não compra !
moradora

pra indigena que diz sentir nojo do cacique e da vice ,saiba que o unico nojo é vc ,primeiro que nem moral de falar vc tem , mais rodada que pideu de caminhão acha que casou e o passado foi esquecido? sabe porque vcs atacam tanto eles por aocontrario deles vcs são grileiros que pegam a terra indigena e vendem ,só tem algo na vida por que o papai vendeu terra , e eles são pessoas honestas ,coisa que o dinheiro não compra !
moradora

Fizeram a mesma coisa quando prenderam um traficante em Caraiva, tentaram soltar e ainda fingiram um sequestro. Não existe mais Indio na nossa região. Agora é tudo facção.
Morador

Agora só tem polícia pra índios porque os fazendeiros agressores tem muito dinheiro polícia corrupta
Pataxo

E uma vergonha não te lei pra esses bandidos não dar pra intender essa justiça. com bandidos preso e solta agora só falta entregar as armas


A casa da vice cacica não caiu, porque ela é gente do bem e.luta pelo seu povo, por isso estão tentando incriminar ela. Agora pra quem tem mansão em área indígena e bate de caminhonete por.grilagem terra a hora deve chegar. Quando chegar não corra atrás da vice para lhe defender.
Juato

Prós indígenas de dentro de barra velha que moram no xandó e trabalha lá. Quando vocês falam das lideranças não muda nada ao caráter nem do cacique nem da vice. Se hoje os indígenas andam armados é pra proteger suas famílias e suas vidas contra trairagem dos próprios parentes aliados com vagabundo. Principalmente indígena que enche o rabo cheio de dinheiro de venda de terra ilegal. Se a segurança pública não cuida não dá apoio fazemos nos mesmos.
Tc

Fico assim, tem parentes aqui só faz esses argumentos sem atitude, porque vocês chamam ela e o cacique de bandido, na cara não pro de trás, nós ainda vai pegar esses caras da aldeia que entregou nossas lideranças pensa que não já passaram a fita pra nois que foi esses judas
TR bonde do índio

É bem capaz de mandarem devolver as armas


Suas casa caiu cacique e vissa cacica , vcs acham o dono do mundo quando tava com seus carros cheios de bandidos com vcs ... Tirando a vida dos próprios índios e com bandidos juntos com vcs ..... Deus mostra oq vcs são de verdade morcegos bandidos nojo de vcs


Mas nao foi eles mesmos que chamaram a força nacional pois estavam sendo mortos e agredidos? So esqueceram de falar que os próprios bandidos são eles mesmo ......
Morador