Ex-auditor que forjou a própria morte para fugir da prisão é capturado no municipio de Mucuri, extremo sul da Bahia.

Giro de Noticias - 16/10/2025 - 08:37


O ex-auditor-fiscal Arnaldo Augusto Pereira, de 58 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (15/10/2025), em Mucuri, extremo sul da Bahia. Ele foi condenado a 18 anos de prisão por participação na chamada "máfia do ISS", que operou na Prefeitura de São Paulo de 2007 a 2013.

Para não ser preso e cumprir a pena de 18 anos pelos crimes de concussão (exigir propina) e lavagem de dinheiro, Pereira enganou o Superior Tribunal de Justiça (STJ), chegando a forjar a própria morte para escapar da prisão.

Segundo relatório de investigação do Gaeco-Sul, Pereira já havia sido preso em operações anteriores relacionadas a esquemas de corrupção que movimentaram valores expressivos. Consta nos autos que o investigado foi implicado em prisões ocorridas em 2019 e 2021 e condenado em processos que apuraram desvios na ordem de milhões de reais, sendo um dos casos com movimentação superior a R$ 500 milhões.

Em 2023, houve nova condenação que resultou em regime de pena diverso do já apurado, e, em julho de 2025, foi juntado aos registros um atestado de óbito cuja veracidade passou a ser contestada pelas equipes de inteligência.


O trabalho de localização envolveu, entre outras medidas, a checagem de endereços indicados - inclusive residências vinculadas à esposa do preso - monitoramento de locais por ele frequentados (como comunidade e paróquia), análise de sinais que indicavam a possível utilização de identidade falsa e o cruzamento de informações com bases policiais estaduais e federais.

A operação contou ainda com carta de colaboração e troca de informações com o Gaeco de São Paulo, bem como com as inteligências das Polícias Militares dos estados envolvidos.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/