Divulgado os nomes dos seis mortos em operação da Polícia Civil com apoio da PM em Itabela. A Operação Desarticula foi deflagrada na quarta-feira, 12, em um assentamento rural de Itabela.

Giro de Noticias - 14/11/2025 - 14:16


Nesta quinta-feira (13), a Polícia Civil confirmou, a identidade dos seis homens que morreram durante a Operação Desarticula, deflagrada no assentamento rural de Itabela. A ação ocorreu nesta quarta-feira (12) e contou com a participação da polícia miliar e outras forças de segurança.

De acordo com as informações, os mortos foram identificados como; Alef Passos Lacerda, conhecido como Pastor, 31 anos; Alex dos Santos Silva, 20 anos; Alisson dos Santos Silva, o Cebinho, 18 anos; Fábio Bandeira Azevedo Júnior, o China, 23 anos; Roniel dos Santos Pereira, o Pitero, 18 anos; e Walisson Ribeiro Santos, o Doze, 27 anos.

Foi apreendido o total de R$ 1.282,00 (Mil duzentos e oitenta e dois reais), em grande quantidade de notas fracionadas, característico da atividade de tráfico de drogas (varejo):

A Polícia apreendeu ainda, (9) armas de fogo dos tipos pistola e revolver, (2) fuzis, (2) espingardas, (3), carregadores de pistola e revolver, munições de variados calibres, (5), cinco veículos, entre carro e motos, (13) Celulares, (3) KG de drogas. Os dois fuzis foram apreendidos As 17h30.

Ainda foram apreendidos, Roupas camufladas, (03) Rádios comunicadores, (02) Coldres para pistola, (01) Lanterna tática e (02) Mochilas.

A ação teve como objetivo cumprir Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Vara Criminal de Itabela, visando desarticular a reestruturação logística e bélica de uma organização criminosa na região. O foco foi o Assentamento Gildásio Barbosa em Zona Rural, na cidade de Itabela/BA, identificado como principal ponto de homizio e depósito de armamentos da facção criminosa.

As equipes realizaram a infiltração tática no perímetro do assentamento. Ao chegarem ao local e anunciarem o início do cumprimento da ordem judicial, as guarnições foram imediatamente recebidas por múltiplos disparos de arma de fogo, deflagrados por diversos indivíduos posicionados estrategicamente no terreno. Foi constatado que a agressão armada era direcionada não apenas contra os agentes da lei, mas também colocava em risco iminente a vida de civis desarmados presentes nas imediações.

Após a estabilização do perímetro, e considerando a fuga de indivíduos armados para a mata, foi solicitado apoio de Unidades Especializadas. Equipes da RONDESP Extremo Sul, CIPE Mata Atlântica (CAEMA), CIPPA Porto Seguro e do 8º Batalhão da Polícia Militar (Canil) foram acionadas.

Esta segunda fase teve como objetivo localizar os foragidos e, com o emprego dos cães farejadores (K9), realizar buscas por vestígios de armas, munições ou entorpecentes que pudessem estar enterrados ou ocultados na área. As providências de polícia judiciária e a apresentação dos materiais apreendidos foram centralizadas na Delegacia Territorial de Itabela.

Em estrito cumprimento do dever legal e em incontestável legítima defesa própria e de terceiros, as equipes revidaram a injusta agressão. Durante o confronto, diversos agressores evadiram-se em direção a uma área de mata adjacente, continuando a efetuar disparos contra os policiais, sendo visível que portavam armas de fogo em punho.

As agressões por parte dos marginais eram Simultaneamente, uma das equipes de assalto tático, ao ingressar na residência principal do local, foi novamente recebida com disparos oriundos do interior do imóvel, sendo necessário um novo revide para salvaguardar a integridade dos operadores.

A operação foi executada de forma integrada, sob coordenação da Polícia Civil, composta por uma guarnição da Delegacia Territorial de Itabela, uma da Delegacia Territorial de Eunápolis e uma do GATTI do Descobrimento. O Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul, contou uma equipe do 28º BPM e uma guarnição da 4ª CIA/Itabela.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Cadê o bola? Não táva lá na hora? Pega esse vagabundo que ele tem culpa no cartório.
Robert