
Uma blitz realizada pelo Detran-BA em parceria com a Polícia Militar ocorreu nesta sexta-feira, 12/12/2025, em Itabela, mas teve foco em ações educativas. Embora operações de fiscalização regulares apreendam veículos e autuaram motoristas por irregularidades como documentos atrasados e falta de CNH.
A blitz educativa aconteceu entre os dias 9h as e 12h e visa a segurança pública nas áreas urbana da cidade. O objetivo principal foi a conscientização dos condutores, embora a fiscalização levou à remoção de uma grande quantidade de veículos nos casos de irregularidades graves (como licenciamento vencido), uma prática constante em operações conjuntas com a PM.
A legislação de trânsito brasileira prevê multa e pontos na CNH para quem for pego dirigindo com o licenciamento anual atrasado ou sem CNH.
O Detran-BA tem canais oficiais para consulta e regularização de débitos. Os motoristas podem verificar sua situação no site oficial do Detran-BA ou através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, além de consultar débitos de IPVA no site da Sefaz-BA.
Embora a ação recente em Itabela tenha sido educativa, a fiscalização coibiu a irregularidades, incluindo a falta de documentação e CNH, é uma atividade rotineira e necessária das autoridades de trânsito em toda a Bahia.
Em Itabela foi levado dois caminhões guincho lotados de motos e alguns carros também foram apreendidos. Todos os veículos foram levados para um pátio em Eunápolis e só são liberados após regularização, pagamentos das multas e do pátio onde os veículos estão guardados.