Líder de facção criminosa e apontado como mentor de fuga em massa em presídio de Eunápolis na Bahia é preso no RJ.

Giro de Noticias - 19/01/2026 - 02:26


O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da unidade sul do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul), em ação integrada com a Secretaria da Segurança Pública, prendeu na tarde deste domingo (18) Tiago da Silva Rocha, conhecido como “Tiba”, apontado como um dos principais líderes de uma organização criminosa com atuação em Eunápolis e em municípios do Extremo Sul baiano.

De acordo com as investigações, Tiba é suspeito de ter planejado e coordenado a fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, ocorrida em dezembro de 2024, após um ataque armado à unidade prisional. Ele também é investigado por envolvimento no atentado contra o diretor do presídio, registrado em 2025.

O criminoso foi localizado e capturado no estado do Rio de Janeiro, após trabalho de inteligência das forças de segurança.

Segundo o Ministério Público da Bahia, Tiba exercia a função de gerente logístico da facção, sendo responsável por articular o envio de drogas, armas e outros materiais ilícitos para Eunápolis e toda a região. As apurações indicam ainda que ele organizava rotas do tráfico, distribuição de entorpecentes e o pagamento de integrantes do esquema criminoso.

A prisão é resultado de uma operação conjunta envolvendo o Ministério Público da Bahia, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, a Polícia Civil da Bahia, a Polícia Civil do Rio de Janeiro e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/