
Três corpos foram encontrados enterrados em um cemitério clandestino localizado no povoado de São João do Monte, conhecido como Montinho, no município de Itabela, no extremo sul da Bahia. A descoberta ocorreu após a polícia receber denúncias sobre a existência de covas ilegais na parte alta de uma área de morro e mata fechada da localidade.
Os cadáveres foram localizados após diligências realizadas pelas forças de segurança e removidos na tarde desta quarta-feira (28/01), durante uma ação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Polícia Civil e da Polícia Militar.
Segundo informações, os corpos estavam enterrados em covas rasas, o que reforça a suspeita de execuções seguidas de ocultação de cadáveres. Até o momento, não há confirmação sobre a identidade ou o sexo das vítimas.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a remoção das ossadas e os exames periciais, que devem auxiliar na identificação das vítimas e na elucidação das circunstâncias dos crimes. A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar a autoria, motivação e origem dos homicídios.
De acordo com as apurações, o local vinha sendo utilizado há algum tempo como ponto de enterramento de vítimas de crimes violentos. Informações iniciais indicam que o número de corpos pode ser ainda maior, podendo chegar a cerca de dez vítimas, o que levanta preocupação das autoridades.
A descoberta do cemitério clandestino ocorre cerca de uma semana após outro corpo ter sido encontrado enterrado em uma área de mata no mesmo município, reforçando a suspeita de atuação de grupos criminosos na região.
As investigações são um desdobramento de uma operação policial realizada no último dia 20 de janeiro, voltada ao combate a crimes violentos letais intencionais em Itabela. Na ocasião, equipes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com apoio da Rondesp Extremo Sul e do 28º Batalhão da Polícia Militar, apreenderam armas de fogo, rádios comunicadores, celulares, balaclavas e roupas camufladas.
A operação foi conduzida pelo GAECO Sul, em atuação conjunta com a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Eunápolis, e com a Polícia Militar da Bahia, através de equipes do 28º Batalhão da Polícia Militar (28º BPM) e da RONDESP Extremo Sul. O local foi identificado em uma área de mata fechada no povoado de São João do Monte, popularmente conhecido como Montinho.
As forças de segurança seguem monitorando outras áreas suspeitas, e novas diligências não estão descartadas.
