
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas da região Sul (Gaeco Sul), cumpriu um mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (28), no distrito de Monte Pascoal, município de Itabela.
De acordo com as informações, durante a ação no imóvel alvo da operação, nenhuma pessoa foi localizada no local. As autoridades não divulgaram detalhes sobre o material apreendido ou os desdobramentos da investigação.
A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil da Bahia e integra uma operação de alcance nacional, coordenada pelo Gaeco do Ministério Público de Minas Gerais, com apoio das Polícias Civil e Militar daquele estado. Batizada de “Operação K9”, a ofensiva cumpre, ao todo, dez mandados de prisão e 47 de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, Pará, Bahia, Pernambuco e Piauí.
A operação tem como foco o combate ao tráfico de drogas e à atuação de uma organização criminosa estruturada. O objetivo é desarticular um grupo investigado por atuação interestadual, com divisão de tarefas, logística para transporte e armazenamento de entorpecentes, além de um esquema de movimentação financeira voltado à ocultação de recursos ilícitos.
Segundo as investigações, a organização é responsável por movimentar grande quantidade de drogas do estado de Mato Grosso do Sul para o Vale do Aço, em Minas Gerais, além de outras cidades da região.
O nome da operação, “K9”, faz referência ao apelido atribuído pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) ao principal alvo da investigação. De acordo com o Gaeco mineiro, o uso de recursos de inteligência e ações controladas permitiu mapear toda a estrutura da organização criminosa, desde a base até a liderança, identificando a participação individual de cada integrante.
Como parte das medidas para enfraquecer financeiramente o grupo, foram solicitados bloqueios de contas bancárias dos investigados, bem como de empresas de fachada utilizadas para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de homicídio, associação ao tráfico, tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de capitais.