Família denuncia troca de corpo de idosa em hospital de Feira de Santana, interior da Bahía.

Giro de Noticias - 14/07/2026 - 08:13


A dor da perda se transformou em indignação e perplexidade para os familiares de Dália Ventim Costa, de 79 anos. Parentes da idosa denunciaram, na manhã de segunda-feira (13/07), que o corpo dela foi trocado dentro do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, sendo entregue por engano a outra família e levado para outro estado.

Dália, que morava na Rua Landulfo Alves, no bairro Sobradinho, em Feira de Santana, morreu por volta das 23h30 de domingo (12/07), após cerca de 45 dias internada na unidade. Ela enfrentava complicações decorrentes de um infarto, que evoluíram para uma infecção generalizada. A idosa deixa sete filhos.

Em entrevista, o filho da vítima, Silvio Charles Costa, relatou o drama vivido pela família desde o momento da liberação do corpo.

“Fizemos todos os trâmites, a papelada, e nos informaram que o corpo só poderia ser retirado às 5h da manhã. Quando retornamos nesse horário, já percebemos algo estranho. Meus irmãos sentiram um jogo de empurra-empurra”, desabafou.

Segundo ele, após serem encaminhados de um setor para outro sem respostas concretas, os familiares decidiram procurar a diretoria da unidade. Foi então que receberam a confirmação de que o corpo de Dona Dália já havia sido retirado por outra funerária.

Identificação equivocada

De acordo com informações obtidas pela família, o erro pode ter ocorrido durante o processo de reconhecimento. Uma parente de outra paciente, que também morreu no hospital, teria identificado equivocadamente o corpo de Dália como sendo o de sua própria mãe.

Segundo os relatos, o corpo foi entregue por engano a outra família e levado para Aracaju, capital de Sergipe, onde seria sepultado. A situação deixou familiares e amigos revoltados, que cobram uma apuração rigorosa do caso.

“Estamos abalados. Nunca imaginamos passar por uma situação dessas. Já existe a dor da perda e, quando chega esse momento, vem outro choque. Está todo mundo transtornado”, lamentou Silvio.

Nota do hospital

Em nota oficial, a direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) lamentou profundamente a troca de corpos ocorrida na unidade e manifestou solidariedade às famílias envolvidas.

O hospital informou que o corpo da idosa já está sendo trazido de volta para Feira de Santana, para que o sepultamento ocorra com dignidade.

A unidade também comunicou a abertura de uma sindicância interna para apurar as circunstâncias do erro e identificar possíveis falhas no processo de liberação de corpos. Segundo a direção, medidas administrativas serão adotadas para evitar que situações semelhantes se repitam.

Por fim, o HGCA afirmou que mantém contato direto com os familiares e presta suporte para agilizar os procedimentos necessários ao sepultamento das duas pacientes.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/