Índios Pataxós ocupam propriedades rurais no Prado e no Monte Pascoal em áreas reivindicadas por eles e cobram pressa em demarcação.

Giro de Noticias - 26/06/2022 - 13:33


Cerca de 180 indígenas do povo Pataxó retomaram, no dia 22 de junho, uma área reivindica como de ocupação tradicional. A propriedade rural, Fazenda Santa Bárbara, fica no município de Prado (BA), e encontra-se dentro dos limites da demarcação do território indígena Comexatibá, na região da Barra do rio Cahy. Conforme os relatos históricos, em 22 de abril de 1500, o cartógrafo Nicolau Coelho desceu de uma das embarcações portuguesas em busca de água doce, dando início aos primeiros contatos entre europeus e nativos moradores da região.

Devido ao processo histórico de expulsão dos nativos dessa região, as ocupações não indígenas foram se apropriando de forma violenta da terra indígena, onde os setores de turismo, imobiliárias, agropecuária extensiva e monoculturas expandiram seus negócios.

No ano 2000, este local foi palco de um massacre contra as famílias Pataxó, deixando para traz um rastro de destruição.

Atualmente, uma empresa de celulose explora a área com plantações de eucaliptos, desencadeando sérios prejuízos ambientais para toda região, inclusive proporcionando desmatamentos e o uso excessivo de agrotóxicos - práticas que vêm afetando os recursos hídricos ainda existentes na região.

A retomada visa sinalizar ao governo federal que o povo Pataxó não aceita mais a demora da demarcação de suas terras.

Imagens: Povo Pataxó

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Indio tá melhor que nois, anda de amarok, xre300, astra2.0 cheio de filho ganhando do Governo L200 vai buscar na porta, são os primeiros a caçar e desmatar Nosso Parque Nacional, eles ñ tem nada! O Brasil todo é nosso!
&128526;

Pra eles venderem também prós brancos.


Esses índios são é. Muito preguiçoso. Eles querem é roubar mais gados foi oq eles fizeram na outra invasões. Índios hj anda é de haylux.amarox .Touro.S10.tudo com dinheiro de gado q eles roubaram..


Índio faz questão de terra , mais não planta porra nenhuma! Recebem o salário todo mês! Não trabalham , e quer terra , pelo amor de Deus , sem que fazer


Os índios fazem tantas brigS por terras mas não tem coragem de plantar um pé de nada