Estrada é cercada e sem-terra fazem protesto contra reintegração de posse em duas fazendas em Trancoso interior de Porto Seguro.

Giro de Noticias - 15/09/2022 - 11:57


As reintegrações de duas propriedades rurais no interior de Porto Seguro, na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro de 2022, acirrou os animados dos invasores das propriedades que não querem deixar os locais.

Desde às 6h da manhã desta quinta-feira (15/09), mais de 100 pessoas bloqueiam a BA-001, em um trecho da estrada perto do distrito de Trancoso, impedindo os acessos aos distritos de Trancoso e Caraíva, interior de Porto Seguro.

As pessoas são integrantes do Movimento Resistência Camponesa (MRC) e que protestam contra a ordem de reintegração de posse nas fazendas Rio dos Frades e Itaquena, invadidas há mais de três meses.

Para interditar a estrada o grupo incendiou pneus e galhos de arvores, impendido a passagem de quem transitam pelo local e até a Polícia Militar. Com a interdição da única via de acesso da região a Porto Seguro, formou-se um congestionamento de cerca de nove quilômetros e impedido o transito de turistas, comerciantes e moradores da região.

Os donos das propriedades denunciam que desde a invasão das terras o movimento tem feito grandes desmatamentos em áreas de preservação ambiental. O crime ambiental e a degradação das áreas de preservação foi alvo de uma matéria no fantástico da rede globo no mês de agosto de 2022.

Em contato com a assessoria jurídica de um dos donos de uma das propriedades, a redação do giro de notícias, recebeu a informação de que havia um acordo entre as partes para que os invasores deixassem as propriedades até esta data de 15 de setembro e 2022, o que parece não ter sido cumprindo pelos ocupantes das propriedades.

A redação do giro de notícias não teve notícia de registro de incidentes entre policiais e manifestantes.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/