O paciente Gilberto Barbosa de Oliveira de 57 anos, que estava internado no hospital Frei Ricardo de Itabela e aguardava desde o dia 27 de dezembro de 2022 por uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), veio a falecer na madrugada desta quinta-feira (19/01), sem ter sido transferido.
Nesta terça-feira (18/01), a família conseguiu na Justiça uma liminar que determinava a transferência do paciente. A decisão foi do juiz federal Pablo Baldivieso.
A defesa da família feita pelo advogado Willian Alves Mitre, solicitou a transferência do paciente para um leito de UTI. De acordo com a decisão o Estado e o Município foram responsabilizados pela transferência e o tratamento do paciente.
Gilberto Barbosa de Oliveira, estava inserido no sistema da Central de Regulação do estado da Bahia (SUREM) há mais de 20 dias e não encontrava a vaga. Um sistema que funciona precariamente, em quase todos os casos não encontra vaga e o paciente acaba piorando seu estado de saúde ou até vindo a óbito como aconteceu com Gilberto. A família não informou se vai denunciar o município e o estado.
Veja a decisão do Juiz Federal