A ministra Marina Silva diz que 120 milhões de pessoas passam fome no Brasil. A declaração da ministra de Lula foi imprecisa e não condiz sobre total de brasileiros que passam fome.

Giro de Noticias - 20/01/2023 - 11:41


Segundo a ministra, 120 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Valor se aproxima de levantamento sobre o tema no contexto da pandemia, mas passa longe dos 33 milhões em "insegurança alimentar grave" apontados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Em meio a tentativas do governo federal de combater fake news, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deu uma declaração imprecisa sobre a quantidade de brasileiros que passam fome, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, na terça-feira (17/1). Marina afirmou que existem 120 milhões de pessoas famintas no país, o que corresponderia a aproximadamente metade da população.

Segundo dados da pesquisa “Efeitos da pandemia na alimentação e segurança alimentar no Brasil”, divulgada em abril de 2020, 125,6 milhões de pessoas não tinham nutrição em quantidade e qualidade ideais desde o começo da pandemia da covid-19. O levantamento é do Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdade Alimentares na Bioeconomia.

A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional apontou, no entanto, que, atualmente, 33 milhões de brasileiros estão em situação de “insegurança alimentar grave”. O estudo foi divulgado no ano passado e conduzido em parceria com seis entidades e organizações não-governamentais (ONGs).

O estado de “insegurança alimentar grave” ocorre quando uma família passa fome por falta de recursos para a compra de comida, faz apenas uma refeição diária ou passa, ainda, o dia inteiro sem comer.

Portanto, A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na mais deslavada mentira, disse que mais da metade da população brasileira passa fome. A fala de Marina Silva, no Fórum Ecônomico de Davos, passou ser contestada e ao mesmo tempo virou deboche nas redes sociais.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/