Um novo sistema de alertas de desastres, chamado de Defesa Civil Alerta, será implementado para monitorar situações de risco envolvendo barragens. Inicialmente, a ferramenta será aplicada em 21 das 27 barragens do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
A interação entre os operadores das barragens e o sistema de alertas, assim como a coordenação com a Defesa Civil municipal, ainda está em definição, abrangendo municípios nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
Após essa fase inicial, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional pretende expandir o uso do Defesa Civil Alerta para barragens geridas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Não há uma data definida para a implementação em barragens desses outros órgãos, que também gerenciam áreas de risco como produção de energia elétrica e mineração.
O Defesa Civil Alerta, desenvolvido em colaboração com o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações e quatro operadoras de telefonia, utiliza a rede de telefonia celular para enviar alertas de desastres por mensagem de texto, com aviso sonoro e bloqueio temporário de outros conteúdos na tela do usuário.
O sistema também emite alertas em celulares no modo silencioso. Assim, os residentes em áreas de risco receberão as mensagens sem necessidade de cadastro prévio. Desde 10 de agosto, o Defesa Civil Alerta está em fase de teste piloto em 11 municípios das Regiões Sul e Sudeste, com a previsão de conclusão dessa etapa até 10 de setembro.
Matéria do Bahia Noticias