Família de idosa interna em Itabela relata que espera oito dias por vaga em hospital de referência, após sofrer AVC Cerebral.

Giro de Noticias - 30/01/2025 - 17:05


A idosa de 97 anos, moradora de Itabela, Maria José Santiago, está a oito dias no Hospital Frei Ricardo de Itabela, agradando por uma transferência para um hospital de referência no estado, ala sofreu um AVC cerebral. A família reclama na demora e fazem pedido de ajuda para transferir a paciente.

O apelo foi feito por uma neta da idosa ao vivo ao programa ‘VOZ DA INFORMAÇÃO”, com Alencar da Rádio, na Nova FM, 90.3.

“O Alencar eu estou com minha vó no Hospital Frei Ricardo, ela deu derrame cerebral, ela precisa de um Hospital de referência com urgência, já colocaram ela no Sistema de Regulação do Estado, “SUREM”, mas os pedidos foram negados por falta de vaga, estou vendo minha vó morrendo aos poucos, ela é uma senhora de 97 anos, agora deu infecção no pulmão, min ajuda aí pelo o amor de Deus a conseguir um Hospital com condições de atender o estado de saúde dela”, Deus te abençoe

A idosa chegou a ser levada no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, para realização de uma tomografia, após o exame que constatou o AVC, ela votou para Itabela e continua internada no hospital Frei Ricardo que não possuem as condições de um tratamento adequado para essa enfermidade.

A demora para a transferência além de sobrecarregar o sistema de saúde municipal, ocasionando na lotação da unidade, ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por um tratamento adequado que não são oferecidos nesta unidade de saúde.

É válido destacar que mesmo a unidade não tendo as devidas condições no tratamento da paciente, os profissionais de saúde de Itabela, estão contribuindo para que o atendimento seja ágil e manter a paciente bem medicada até que saia a transferência.

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas, se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.

Mas nem sempre o paciente consegue ser transferido, uns morre antes da transferência, outros aguardam dias, e até mês, o que agrava e muito o estado de saúde do mesmo. Muitas idosos sofrem com a espera de regulação para atendimento em unidades de saúde.

A Lei 10048/00 já assegura atendimento prioritário na administração pública a idosos com 60 anos ou mais. Mas não se configura na pratica.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Cadê a verba que vem pra melhora a saúde gente acorda vamos entra esse ano fazermos protesto nas pista para melhorar a saúde de itabela isso e uma vergonha Itabela não tem um hospital que presta
Moradora de itabela

Em quanto todos os moradores não fizer um protesto ele não vão entra com providência de melhorar a saúde de itabela O dinheiro que gastou fazendo esse tanto de praças gastasse na saúde porque quando a população estão passando mal eles vão pro hospital não para as praças isso e uma vergonha pra Itabela
Moradora de itabela

E pessoal. Essa itabela e uma vergonha na saude 3 mandato o luciano e nao fez nada. A saude pessima culpado samos nos ainda por sima botou outro bosta. A saude estar pessima nehum cardiologista nesse hospital tem. Vamus ver pessoal se da proxima eleicoes pessoal de itabela se vcs irar ficar votadondo nesse merdaas.so emtran na prefeitura pra roubarem. Pq nada de bom faz. Saude esta pior segurança pessima
Moradora cidade itabela

E pessoal. Essa itabela e uma vergonha na saude 3 mandato o luciano e nao fez nada. A saude pessima culpado samos nos ainda por sima botou outro bosta. A saude estar pessima nehum cardiologista nesse hospital tem. Vamus ver pessoal se da proxima eleicoes pessoal de itabela se vcs irar ficar votadondo nesse merdaas.so emtran na prefeitura pra roubarem. Pq nada de bom faz. Saude esta pior segurança pessima
Moradora cidade itabela

É muita vergonha para a cidade de Itabela viu uma idosa dessa idade isso é negligência hospitalar cadê Luciano os vereadores da cidade eles querem maquiar a cidade enfeitar ruas mas e os hospitais públicos do cidadãos que tem direito que ainda não fizeram nada muita vergonha para a cidade de Itabela vamos tomar providência prefeito vereadores e se fosse alguém da suas família vamos colocar um pouquinho de amor no coração e tomar providência na questão da idosa
Morando

De acordo com o artigo 196 da Constituição, saúde é um direito de todos e dever do Estado. o interessante é que quando entra com uma ação e o MP decreta que tem que transferir, rapidinho eles arrumam uma vaga...impressionante.
xXx

Um descaso com o ser humano lamentável o povo estão morrendo a mingua e os governantes não fazem nada
Saúde