Andarilhos incomodam usuários e comerciantes do Mercadão Municipal de Itabela, que cobram providências do poder público

Giro de Noticias - 09/01/2026 - 12:04


O problema é antigo e não há solução. Os comerciantes contam que já acionaram a Prefeitura Municipal sobre a situação no mercadão. “Já procuramos a prefeitura, já falamos com o prefeito, e ele disse que ia resolver nosso caso, mas até agora não tomou providências. Todos os dias é a mesma coisa: eles fazem as necessidades aqui mesmo, na praça de alimentação do mercadão. É uma sujeira, uma nojeira. Já estamos com vergonha dessa situação”, disse uma comerciante de alimentos do local.

“Nós aqui no mercadão recebemos turistas, visitantes da região e da cidade. Essa situação já está ficando insuportável, com um mau cheiro terrível de fezes e urina. Por muito tempo, nós não queríamos expor essa situação, mas já está fora de controle. Teve até briga, em que um deles desferiu uma facada no pescoço de outro. A situação está fora de controle. Desse jeito, a feira vai acabar perdendo o seu valor novamente, e todos nós saímos prejudicados. Dependemos da feira para levar o pão para nossas casas”, complementou outra comerciante.

Segundo os comerciantes, pessoas de fora comentam que a feira do mercadão parece uma Cracolândia. “Eles usam drogas na frente de todos. Nos ajudem, precisamos de ajuda. Por muito tempo, nós não queríamos expor nossa situação, mas está fora de controle”, conclui.

Andarilhos se acomodam em frente aos comércios da feira e causam problemas para usuários e comerciantes do local. O problema é antigo e não há solução. A comunidade já acionou a Prefeitura. Alguns comerciantes relatam prejuízos com essa situação, ou seja, clientes incomodados que deixaram de frequentar o local.

Um comerciante, que preferiu manter a identidade preservada, conta que a presença dos andarilhos incomoda. Eles abordam os clientes o tempo todo, pedem dinheiro, e muitos cedem com medo de que façam algo. Alguns clientes que eram fixos, que sempre consumiam no local, deixaram de frequentar, pois não aguentavam mais as abordagens.

Além disso, esse mesmo comerciante relatou ao Jornal Giro de Notícias que, por diversas vezes, pensou em se mudar do local por conta dessa situação. “Ficam o dia todo na frente dos comércios, dormem no local e, durante o dia, circulam pedindo esmolas ou deitados nas proximidades. Um deles tem dois cães que também fazem suas necessidades no local, aumentando ainda mais o mau cheiro.”

A reportagem não conseguiu contato com os órgãos representantes da Prefeitura de Itabela para saber quais providências serão tomadas. Fica aqui o espaço aberto para que possam esclarecer o que será feito de imediato para conter essa situação.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Nessa situação aí Deus me perdoe mas só tenho pena do cachorro o que as pessoas fortes que possa trabalhar eu tenho tanto problema trabalho cada homem desse aí forte ficar situação de rua é porque quer porque trabalho falta aqui itabela só tenho pena dos cachorro aí
observando &128526;

Realmente a situação fica difícil, eu estava esperando o Rodotur esses dias e um estava Armado com arma branca indo em direção a uma outra usuria. Precisamos urgente de uma providência.
Moradora