Nesta quinta-feira,26/10, completa 2 anos das mortes de cinco trabalhadores em acidente com caminhões de lixo de Cabrália. As indenizações e a punição de possíveis culpados segue sem solução.

Giro de Noticias - 26/10/2023 - 13:50


As famílias das cinco vítimas que morreram em um grave acidente envolvendo dois caminhões compactadores de ressudou sólidos da cidade de Santa Cruz Cabrália, na noite de terça-feira (26/10/2021), na BR-367, em Porto Seguro, no sul da Bahia, se mobilizam nesta quinta-feira, 26/10, para homenagear as vítimas e cobrar das autoridades uma solução para as indenizações e punições dos possíveis culpados.

No acidente morreram, David Barbosa de Souza, de 21 anos, Adriano Monteiro, de 37 anos, Wagner Bispo dos Santos, de 34 anos, Evandro Conceição de Aquino, de 26 anos e Cleone Figueiredo do Rosário, de 34 anos. Eles morreram quando voltavam de um aterro sanitário aonde teriam indos descarta resíduos sólidos e dois caminhões da mesma empresa de lixo se chocaram de frente.

Os familiares pedem por justiça, eles estão inconformados devido que até a data, eles não tiveram apoio devido por parte da prefeitura de Cabrália e nem da empesa BA-Empreendimentos Eireli., responsável pelos caminhões da coleta de resíduos sólidos (lixo orgânico), no município de Cabrália. 

O que mais tem incomodado os familiares das vítimas, o fato de a empesa BA-Empreendimentos ter recebido uma indenização no valor de R$ 1.240, 000.00, da prefeitura de Santa Cruz Cabrália e de forma acordada entre as partes sem julgamento de mérito do processo na justiça.

Os familiares que perderam de forma dolorosa seus entes queridos agora vivem um outro drama. A falta de apoio e a triste notícia em saber que a empresa responsável pelos caminhões que vitimaram seus parentes e quem deveria indenizara-los, estarem recebendo um valor alto da prefeitura como indenização. A pergunta que não se cala, “quem vale mais os dois caminhos ou as cinco vítimas fatais”.

As famílias perguntam se os dois caminhões são mais importantes do que os cincos pais de famílias que perderam suas vidas trabalhando para a empresa BA-Empreendimentos e para a Prefeitura de Cabrália. “Eles eram contratados pela prefeitura e prestavam serviços a mando do prefeito para a empresa, morreram carbonizados e agora seus filhos, esposas, pais passam por dificuldades e a justiça e a maioria dos vereadores não tomam a devidas providências”, contam uma mãe emocionada.

Essa é a sétima mobilização dos familiares das vítimas, nas ruas e na Câmara de vereadores de Cabrália. A mobilização desta quinta, 26/10, percorrem ruas e concentra em frente ao Fórum e na prefeitura Municipal, eles pedem apoio dos direitos humanos, da prefeitura e da justiça para que juguem os processemos em curso.

Desde o acidente as famílias tem contado apenas com alguns moradores e com um dos vereadores de Cabrália, Grilei Lage, que fez denúncias ao TCM-Tribunal de Costas dos Municipal, para se certificar da legalidade sobre o acordo extra judicial entre a empresa e a prefeitura e no Ministério Público Estadual.

O parlamentar tem feito graves acusações contra a empresa e a prefeitura de Cabrália sobre este acordo indenizatório. Durante várias sessões na Câmara Municipal o vereador Girlei Lage, tentou conseguir as assinaturas para a abertura de uma CPI para investigar sobre a negociação da prefeitura com empresa que a indenizou a empesa BA-Empreendimentos no valor de R$ 1.240, 000.00, mas as tentativas foram em vão, o vereador não coagiu as assinaturas suficientes.  

Diante da decepção do parlamento por não ter obtido os votos, ele protestou em ficar calado e com os solhos vendados em cinco sessões, diante disse, a presidente da Câmara na época encerrou a Sessão e outras sessões nem foram realizadas.

O dia de hoje relembra um dos maiores acidentes envolvendo cinco famílias de Cabrália que perderam de forma dolorosa seus entes queridos. As vítimas foram mortas e tiveram seus corpos carbonizados.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/