Conselho Comunitário e Associações de Caraíva contestam ação do Boticário no vilarejo e divulgam nota de repúdio

Giro de Noticias - 12/01/2024 - 14:42


Segundo associações locais, todos foram surpreendidos com a peça produzida pelo grupo BOTICÁRIO – FLORATA ROMANCE DE VERÃO, que além de não ter havido nenhuma comunicação ao Conselho Comunitário e Ambiental e à Associação dos Nativos de Caraíva, exigência da OIT 169, que garante a autonomia de sua comunidade, a propaganda foi considerada com enredo machista e afronta conceitos importantes como o combate ao turismo sexual, uma preocupação constante do Ministério do Turismo, especialmente em regiões como o Nordeste brasileiro.

Veja abaixo a nota de repúdio na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

AO GRUPO BOTICÁRIO – FLORATA ROMANCE DE VERÃO

O Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva (CCAC) e a Associação do Nativos de Caraíva (ANAC), manifestam espanto, surpresa e descontentamento pela ação criada pelo Grupo Boticário que vai de total desencontro com as tradições e culturas locais do vilarejo de Caraíva.

O vilarejo de Caraíva, datado de 1530, tendo sua estrutura antiga protegida pelo Instituto Nacional do Patrimônio e Histórico Nacional – IPHAN, Instituto Chico Mendes(ICMBIO) por estar dentro de uma área do Parque Nacional do Monte Pascoal e dentro de uma área de Reserva Extrativista (RESEX) tendo clara na legislação vigente que qualquer evento, principalmente se tiver geração de imagens, obrigatoriedade de solicitar autorização da comunidade e dos órgãos competentes mencionados fato que não ocorreu.

Desvirtuar a imagem de Caraíva com uma ação “vaga”, sem conteúdo, que não gera nada de legado positivo ou construtivo, utilizando do nome e belezas naturais do vilarejo sem nenhum propósito só vem a depreciar a imagem local.

Neste verão 2024 que estamos passando o vilarejo demonstrou toda a sua saturação nos serviços básicos como coleta de lixo, água, energia entre outros tão complexos quanto como saúde e educação. Hoje o vilarejo não suporta o fluxo de pessoas que estão visitando, necessitando urgente de um controle de acesso onde uma ação deste tipo nada vem a agregar ao vilarejo.

Solicitamos ao Grupo Boticário a suspensão imediata da ação em Caraíva, bem como, a retirada das mídias de toda e qualquer divulgação deste evento.

Solicitamos aos órgãos responsáveis Instituto Chico Mendes (ICMBIO), Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual as medidas cabíveis conforme legislação vigente, com aplicação de multa e todas as responsabilidades legais envolvidas às pessoas da organização e diretoria do Grupo Boticário.

Solicitamos um retorno sobre o tema com a maior brevidade em até 24 horas.

Respeitosamente,

Caraíva, Porto Seguro/BA, 11 de janeiro de 2024.

Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva – CCAC

Associação dos Nativos de Caraíva – ANAC

Associação Empresarial Caraíva – AEC

A Boticário emitiu nota lamentamos o desconforto causado a membros da comunidade; vejam a baixo

Nós, do Boticário, admiramos e respeitamos as belezas naturais de Caraíva e acreditamos que elas estimulam conexões e experiências únicas - o que inspirou os conteúdos de Floratta Romance de Verão na região. Valorizamos principalmente sua relevância cultural, social e ambiental e o que representam para o país.

Lamentamos o desconforto causado a membros da comunidade durante nossa passagem pelo vilarejo e que não representam o que acreditamos e construímos em nossas relações e comunicações.

Tomamos conhecimento da nota e estamos tratando o tema com a devida atenção e prioridade. Em respeito, as publicações foram removidas de nossas redes sociais. Reforçamos nosso comprometimento, ética, transparência e responsabilidade socioambiental, que norteiam nossas frentes de atuação nesses mais de 46 anos de história.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/