Pai denuncia descaso na saúde de Itabela após filha morrer 72h após o parto.

Redação - 31/12/2018 - 09:19


O pai de uma bebê  recém-nascida e que morreu 72horas após o parto Carleon Silva Soares, denuncia descaso na saúde pública de Itabela. Ele alega que a morte de uma das duas crianças que a esposa estava esperando, no ultimo dia 27 de dezembro, foi  ocasionada por descaso por parte da saúde pública.

Ele acusa o chefe do sistema de marcação de exames do município de Itabela de ter sido  irresponsável na regulação da vaga indisponível para a consulta da paciente que tinha um pedido de urgência.O pai  critica ainda, o fato do chefe da regulação ter  entregue  um pedaço de papel agendando a cesariana da esposa para dia 27 de dezembro no Hospital de Itabela, quando o médico já estaria de recesso.

Carleon  contou a reportagem que sua esposa Geovania de Araújo Santos, 19 anos, gravida de gêmeos, passou a ter uma gravidez de risco devido à falta de espaço para os bebes. O fato foi constatado pelo médico Dr. Orlando, que realizou a última Ultrassom na paciente no dia 13 de dezembro de 2018.

Após a ultrassom, a dona de casa Geovania de Araújo Santos, teria  necessidade com urgência de passar por um profissional obstetra. O casal procurou a policlínica municipal de Itabela no dia 13 de dezembro e relata não ter sido atendidos pelo médico obstetra, Dr Mário, pelo fato de o chefe da unidade do sistema de marcação de exames Sr. Gutemberg Pellegrini Nascimento, alegar que não teria vaga disponível e remarcou para dia 20 de dezembro.  

No dia 20 de dezembro a gestante Geovania de Araújo retornou a policlínica para ser atendida pelo obstetra, porem, o médico não estava atendendo  naquele dia. Segundo  informações, o médico já estaria de recesso.

Segundo Carleon, neste mesmo dia o chefe de marcação Gutemberg Pellegrini entregou um pedaço de papel de óficio com  anotações escritas de caneta dizendo que a cesariana para a retirada dos bebês estaria  agendada  para dia 27 de dezembro de 2018, no Hospital Frei Ricardo, em Itabela.  

Na data  de 27 de dezembro  a gestante entrou em trabalho de parto em casa e foi levada para o Hospital Frei Ricardo.  Chegando naquela unidade de saúde por volta das 8h, a  funcionaria da recepção informou que não havia cirurgia marcada para aquela referida data, pois o médico cirurgião estava de recesso.   

A equipe do hospital tentou regular a paciente para os hospitais de Porto Seguro e Eunápolis, por  tratar-se de uma gestação de alto risco. As solicitações não obteve  respostas.

Diante da demora a gestante evoluiu para o trabalho de parto normal, onde foi atendida pelo médico Dr. Camilo que só consegui expulsar  um feto e o outro ficou retido.A gestante começou a apresentar sangramento intenso  e a mesma precisava ser transferida com urgência para o Hospital Regional de Eunápolis ou Hospital de Base, em Porto Seguro.

Foi solicitado o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192, porém, quando a equipe chegou não quiseram levar a gestante até Eunápolis alegando não ter suporte suficiente caso houvesse a necessidade do parto, algum tempo depois resolveram levar a mesma que chegando a Eunápolis aguardou na emergência por mais de uma hora  para ser avaliada pelo obstetra de plantão,Dr Alexander Negreti Reis. O que agravou e muito, o estado de saúde da recém-nascida e da mãe.

Após a demora a paciente foi avaliada  pelo médico que decidiu por realizar o parto normal da segunda gemelar. Não obtendo êxito a paciente foi submetia a uma cirurgia de cesariana para retirada da criança que veio a óbito três  dias depois. Durante este período a criança  permaneceu em uma UTI Neonatal, para procedimento de drenagem do sangue no cérebro, más não resitiu e veio a óbito.

O pai da criança Carleon Silva Soares conta com tristeza que foram muitas tentativas para realizar o parto, e que a mãe  sofreu muito com a demora nos atendimentos, dois partos em locais deferentes, com intervalos de três horas entre um e outro, “o atendimento não foi adequado, não foi humanizado, porque a equipe, de alguma forma, não acolheu o que estava descritos nos exames", destacou.

Já com relação à morte da filha  ele acredita que houve negligencia por parte do chefe de regulação da policlínica municipal e também por parte  de alguns profissionais da saúde dos hospitais de Itabela e de Eunápolis. “Tivemos  vários fatores de risco que envolveram essa situação desse desfecho negativo. Disse Carleon Silva Soares

"Não tenho dúvidas  que se fosse tudo feito de acordo como estava programado nada disso teria acontecido. Eu quero que seja  apurada a conduta de todos os envolvidos neste episódio que resultou com a morte da minha filha” concluiu.  

A redação do Giro de Noticias  tentou manter contado com o médico da unidade e não foi encontrado, a direção também não estava no hospital nesta segunda-feira (31/12) para comentar os fatos. A direção do Hospital de Eunápolis também não foi encontrada para que pudesse esclarecer sobre o caso.

Já com relação à mãe, Carleon disse que a esposa está muito traumatizada, sentido forte dores." Está debilitada, tendo insônia e chorando muito, ela precisa de acompanhamento de uma psicóloga", Finalizou.

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Giro de Noticias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Nossa que absurdo! Até onde vai parar essa falta de atendimento , até onde vai o sentimento do ser humano , gente uma vida se foi por incompetência tudo podia ser diferente se isso não tivesse acontecido...ou será que vão esperar mais vidas partirem dessa terra pra tomarem uma atitude...e sem contar que a mãe da criança também poderia ter morrido . Que absurdo espero de coração que ela se recupere desse tralma força aí gente .
Rayllane Santos

Tem que começar a fazer as vistas na saúde o prefeito no posto de saúde e no hospital sempre é bom fazer as vistas
Roberto

Os vereadores tem que começar a fazer uma visitas no no hospital para saber como que está conhece os médicos ver se realmente tem uma experiência para esta num hospital como o de Itabela de fluxo de pessoas tem que fazer as vistas vereadores prefeito sempre está visitado o hospital
Edivaldo Ouro Verde

Tem um convênio sergonha que entre Itabela Eunápolis e Porto Seguro mas a Direção do hospital tem que com parecer nas reuniões para saber oque a diretora do hospital é a diretora de enfermagem nunca vai nas reuniões para saber os procedimentos tem que participar das reuniões em Eunápolis
Flávia

Só queria saber por que quando tem as reuniões do convênio sergonha em Eunápolis a diretora do hospital é a diretora de enfermagem não vai nas reuniões para saber oque fazer nestas situações do hospital de Itabela
Margaret

Jesus Cristo que falta de amor pelo o próximo,tem q punir mesmo,,, Prefeito Luciano sua gestão está se acabando por pessoas ruim,oque tem de pessoas de nariz empinado,,,eles acham que so os votos deles se elegem mais a incompetência faz perder política
Amerilton Gomes Brito

Fora de nossa cidade Gutemberg. Prefeito Luciano de que adianta fazer uma boa gestão, mas com funcionários como Gutemberg acabando com a administração, maltratando a população. Ele não pode mexer com pessoas não , coloca ele pra ficar no almoxarifado da prefeitura sem contato com pessoas.
Morador

Esse Gutemberg é irresponsável mesmo .Tem gente aqui no montinho q tem quase um ano é até hoje ñ foi marcado.Esse é o abacaxi q o prefeito traz pra nossa cidade.Pra nós atender.


Meu Deus imagina a dor dessa mãe passar 9 mês idealizando sonhando e acontecer isso por causa de incompetência de guto
Laura

Meu Deus que tristeza irresponsáveis
Fabio

Meu Deus imagina a dor dessa mãe passar 9 mês idealizando sonhando e acontecer isso por causa de incompetência de guto
Laura

Meu Deus imagina a dor dessa mãe passar 9 mês idealizando sonhando e acontecer isso por causa de incompetência de guto
Laura

Nossa cidade tem capacidade de ter um obstetra de plantão Agora como uma pessoa em trabalho de parto fica esperando mais de uma hora pra ser avaliada não entendi isso é inaceitável esse médico é louco A culpa é dos médico e dos hospitais que levam horas pra responder os fax que passam,eu por exemplo entrei no hospital as cinco da manhã e só responderam os fax as 13 horas e a resposta foi não,mas graças a Júlio César fui recebida em Porto a marcação não tem culpa se o médico não quer atender
Jocilene

Nossa cidade tem capacidade de ter um obstetra de plantão Agora como uma pessoa em trabalho de parto fica esperando mais de uma hora pra ser avaliada não entendi isso é inaceitável esse médico é louco A culpa é dos médico e dos hospitais que levam horas pra responder os fax que passam,eu por exemplo entrei no hospital as cinco da manhã e só responderam os fax as 13 horas e a resposta foi não,mas graças a Júlio César fui recebida em Porto a marcação não tem culpa se o médico não quer atender
Jocilene

Ola boa tarde a todos! Fui gestante nesse ano meu bebê nasceu dia 17 de setembro eu entrei em trabalho de parto as duas da manhã e minha cessaria está prevista pro dia 20 minha gestação foi de alto risco também. Meus sentimentos aos pais desse pequeno anjo que se foi mas temos que pedir resposta aos responsáveis como prefeito e médicos pois a médica doutora Fernanda quase me mata e mata meu filho por vontade dela eu teria um parto normal sendo que tenho incompetência
Jocilene

Sou pai dessa Criança Estou muito chateado com esse fato vou processa esses incompetentes sei o que é uma dor de um perda não quero isso pra ninguém vou luta até O fim Até esses incompetentes seres punidos pelo foto de irresponsabilidade que gerou a morte da minha filha vou luta até o fim preciso da colaboração de todos até vencemos esses imcopetente
Carleon Silva soares

Infelizmente é tristeza e sofrimento para essa mãe, mas duvido muito fazerem alguma coisa, já passei pelas garras de Guto, é humilhante o que ele faz com as gestantes, ele no é humano, vi o caso de gestante que fez o pré-natal todo e no fez o ultrassom, pk toda vez que ia ele no marcava, ela é do cedim, mal educado, debochado, sem compaixão, desumano, e na assistência social, ele também era desse jeito, mas te moral com prefeito né, tomara que esse pai processe ele e a prefeitura...
Kariele

Como o pobre sofre né. Depender de hospital público no Brasil é isso aí infelizmente... Um bando de irresponsáveis .Melhorass pra mãe e pra criança que sobreviveu...
Valéria

aqui em Itabela as pessoas que atende as pessoas neste posto do dapessâo não tem educação
justiceira

o problema todo gira em torno de pessoas incompetentes que a prefeitura coloca para trabalhar em determinadas áreas não por capacidade técnicas mas sim por favoritismo,mas se fosse um parente desses que ai trabalham como do chefe de marcação de exames a conversa seria outra.vamos acorda Itabela temos os meios de comunicação para expor esse parasitas.
itabelense

O SUS matou mais um bebê i ágora ninguém aparece para explicar nada , devem ta curtindo a virada esses incompetente você precisar do SUS hoje e o mesmo que pedir a morte ainda mais quando sí trata de hospital regional


Cara arrogante sem educação sem sensibilidade sem amor sem respeito ao próximo, ele gosta mesmo e de marginal isso sim até dentro de casa ele põe
Carla

Muito triste... infelizmente as pessoas não se esforçam para salvar vidas...
Sil

Isso é uma vergonha, essa mania de tentar achar vaga e transferência e uma falta de respeito,eu tbem passei por uma situação parecida,mais n em itabela em eunapolis,meu primeiro filho nasceu com 5.235e o meu segundo já estava bem gordinho n tinha passagem no dia q fui p ganhar meu segundo fui com fortes dores mais eu n dilatava, a doutora olhou p mim e disse que se eu quisesse fazer uma cesariana q eu teria q ir d dia e n de noite,afinal o outro doutor fez a cesariana e ele pesava 5.200..
Tailane

CULPA DOS VEREADORES TB. QUE SÃO ELEITOS PARA FISCALIZAR E NÃO TOMAM PROVIDÊNCIAS DE IREM ATÉ O MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIAR UMA MÁ GESTÃO. FORMADA POR PESSOAS INCOMPETENTES. DENUNCIEM ESSE DESCASO AO MINISTÉRIO PÚBLICO SENHORES VEREADORES.
Observador

Falta de competência de Gutemberg,do hospital regional de Itabela, porque se já sabia que não tinha suporte para uma cesariana para que força a mulher a ter as crianças normal?o hospital de Eunápolis foi muito irresistível com a situação da paciente
Mar

Muito triste esse Guto ele não pode ficar prejudicando o prefeito Luciano ele só faz te prejudica do mesmo jeito ele fez com o bolsa família ele só prejudica


Só Deus sabe o que minha irmã ea famila esta passando por causa de homens sem amor ao próximo ....
Jociaria

Só Deus sabe o que minha irmã ea famila esta passando por causa de homens sem amor ao próximo ....
Jociaria

Muito triste isso que aconteceu com minha família
Titia da Vitória

Aconteceu com migo que eles aplicou a nestresia errada em mim e eu fui parar em Porto seguro também fiquei na UTI quase que eu morro esse hospital de Itabela não tem istutura pra parto normal e nem Cesário
Rose

Campanha Fora Gutemberg. Esse cara não tem amor nao.
Morador

Esse guto nao poderia oculpar esse posto pois ele e ingnorante e nao tem educaçao pra falar com as pessoas minha amiga ja foi vitima das grocerias dele
Val

Muito triste essa situação, mais infelizmente é essa a nossa realidade em Itabela, o descaso e tanto em varias setores em questão de saúde, educação ,assistência social e administração. . Eles so querem saber de ganhar seus salários gordos no final do mês. . E que si exploda a população. ..cabe a nós eleitores e moradores revindicarem nossos direitos. . E em questão desse Sr Gutenberg. . Tem deixado muito a desejar, em todos os setores, vamos ver si agora o Prefeito toma uma atitude.
Moradora de itabela

Lamentável itabela esta passando por essa crise.
Jil

so pelo fofrimemto desa mae elis ja devi responder na justisa
Mae

Sou tia da vitoria a familia e amigos estao horrorizada e revoltadas com o descaso. Na saude de itabela. Queremos justica para que nao volte a acontecer com outras paciente
Eliene araujo

Minha. Última filha tava ai.. A Bolsa. Já tinha. Estourado.. Fui atendida. Por médica. E dois enfermeira. Era. 1..40.da madrugada... Falarão que. Só ganharia.. De tarde.. Depois do meio dia... E forão dormir.. 3.00 comecei sentir dor.. Todos dormido.. Eu pari. Sozinha.. Minha filha não morreu. Porque. Eu derrubei. Umas coisas de cima de uma mesa.. Fiz barulho. Veio duas enfermeira.. Cortou umbigo.. E falou parabéns. Mãe sua. Filha. Pesou 4.kilos.. Deus. Me deu força.. Por elas.. Só Deus &128591;
Solange..

E triste


Acompanhei o sofrimento dessa mae .por falta de negligencia medica . ..


muito triste eu acompanhei de perto eu vir o sofrimento dela é da família em ver a demora..
arlange