Lewandowski relator no STF na ação do Estado da Bahia para compra da Sputnik V, não defere o pedido e pede informações a Anvisa

Giro de Noticias - 20/01/2021 - 10:36


O governador Rui Costa (PT) declarou em entrevista à TV Bahia na manhã de terça-feira (19), que o ministro Ricardo Lewandowski será o relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para acelerar o processo de aquisição pelo Estado da vacina russa Sputnik V.

Nesta quarta-feira o ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou  que a ANVISA informe em 48h asobre qual estagio da  vacina Sputnik V.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia rejeitado um pedido de análise para a liberação do uso emergencial da Sputnik V, vacina desenvolvida na Rússia que será fabricada no Brasil pelo laboratório União Química.

Segundo a agência, o pedido não cumpre com requisitos mínimos para a aplicação emergencial das doses, como a vacina ter estudos de fase 3 em andamento no Brasil.

A exigência de estudos em fase 3 no País para liberar o uso emergencial da vacina contra a covid-19 é conhecida desde 2 de dezembro, quando a Anvisa divulgou regras para este tipo de análise. A Sputnik V já foi aprovada em emergência por Argentina, Bolívia, Argélia, Sérvia e Palestina.

O governador da Bahia Rui Costa entrou com ação no STF para compra direta de vacina russa: O governador da Bahia, Rui Costa (PT), quer comprar diretamente a vacina russa, Sputnik V, sem intermediação do governo federal. Ele citou que já tem um acordo de cooperação, que foi anunciado no ano passado, e por isso entrará agora com ação no STF (Supremo Tribunal Federal).

Mesmo com a noticia de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia rejeitado o pedido de análise para a liberação do uso emergencial da Sputnik V, no Brasil, o governador  quer a qualquer custo sair na frente com a vacina desenvolvida na Rússia que será fabricada no Brasil pelo laboratório União Química, para isso ele buscou a justiça tentando furar a fila de espera e meso contrariando as  normas de Vigilância Sanitária brasileira.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/