Ação Judicial movida pela câmara de Vereadores de Itabela com pedido de mais prazo recursal do REDA é indeferida por ausência de legitimidade.

Giro de Noticias - 06/05/2021 - 11:39


Trata-se de ação com pedido de antecipação de tutela ajuizada pela Câmara Municipal de Itabela contra o município de Itabela e contra o instituto brasileiro educar CONQUISTA – IBEC.

Em apertada síntese, a parte autora requereu como tutela de urgência que fosse determinada a dilação do prazo recursal, pois apenas foi concedido o prazo de 24hrs para apresentação de recurso pelos candidatos e este se apresenta insuficiente para atender aqueles insatisfeitos com o resultado do certame.

Para tanto, argumenta que foi estabelecido pelo edital prazo mínimo caso o candidato tenha interesse na reanálise de mérito. A câmara argumentou que muitos dos candidatos não possuem acesso à internet para anexar documentos, incidindo em grave violação aos direitos do indivíduo.

Na decisão, o Juiz de Direito, Dr. HEITOR AWI MACHADO DE ATTAYDE, indeferiu a petição por ausência de legitimidade ativa da Câmara de Vereadores para postular contra o próprio ente federativo que integra.

De acordo com decisão, a Câmara de Vereadores possue capacidade judiciária ou personalidade judiciária para postular autonomamente em juízo, tal prerrogativa se restringe a defesa de seus direitos institucionais próprios.

Assim, a Câmara de Vereadores não pode atuar na defesa de direitos coletivos, pois não possui legitimidade da causam conferida por lei para postular em nome próprio interesse alheio. Ante o exposto, na forma do art. 330, II do CPC, INDEFIRO a petição inicial, pelos fundamentos acima aduzidos. Após o trânsito em julgado, arquivem-se com baixa. PRI.

Nesta quarta-feira (05/05), por meio de telefone, a reportagem do Giro de Noticias falou com a Procuradora Geral do município de Itabela sobre o  Instituto Brasileiro Educar Conquista, sobre a condução do processo seletivo  e o  resultado. A reportagem foi informada que todo o processo vem sendo acompanhada pela procuradoria e com total lisura. Com um acompanhamento rigoroso pelo instituto com profissionais capacitados e o processo é acompanhado em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital.

O resultado oficial da pontuação de cada candidato  que se escreveram no processo seletivo de Itabela está previsto para ser divulgado nesta quinta-feira.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/