Secretaria de saúde deu início, nesta quinta-feira (13/05), à vacinação dos trabalhadores da limpeza urbana de Itabela contra o Covid-19.

Giro de Noticias - 13/05/2021 - 13:36


A secretaria municipal de saúde de Itabela, deu início na manhã desta quinta-feira, a  vacinação  em massa dos trabalhadores de rua dos serviços de limpeza urbana. A Secretária de Saúde, Wádla Casiano, esteve presente no inicio da vacinação e falou com a reportagem do Giro  de Noticias.

De acordo com a secretária, estes trabalhadores entraram para os grupos com prioridade nesta etapa da vacinação de acordo com a nova atualização do Plano Nacional de Imunizações (PNI) e foi publicada pelo ministério da saúde ao estado, que definiu que os municípios pudessem realizar a  vacinação desta categoria, tão logo a liberação, a secretaria de saúde definiu com prioridade e todos os trabalhadores receberão a 1ª dose da vacina nesta quinta-feira (13/05).

Segundo a secretária, a decisão de incluir os profissionais de limpeza na prioridade de imunização levou em consideração a essencialidade da profissão, que não pode ter as atividades interrompidas por aspectos ambientais e sanitários. Além disso, esses trabalhadores têm um nível de exposição de risco mais alto, segundo a Secretaria de Saúde.

Com três meses de trabalho na Empresa Limpar, responsável pela limpeza urbana de Itabela, a gari Raimunda de Jesus, revelou que estava muito ansiosa para receber a primeira dose da vacina, ela foi a primeira a tomar a dose da vacina, sobre a aplicação a secretaria de saúde Wadla Casiano.

 A segunda pessoa a ser vacinada, foi o senhor Eriosvaldo Francisco. ”É uma alegria muito grande, nem dormi direito esperando por este momento. Eu até pensei que iria doer, mas quando vi já tinha tomado, nem senti. A gente fica preocupado em trabalhar na rua porque está ali em contato direto com o lixo – contou o gari, ressaltando que a empresa Limpar,  forneceu sempre máscaras, luvas e álcool em gel para os funcionários, más a vacina era um sonho”, contou a reportagem 

O diretor da Empresa Limpar, Sandro Roseira, destacou a importância dos profissionais para o combate ao vírus, “a inclusão da categoria no plano de imunização traz mais segurança. “A gente se sente honrado, porque nem todos os trabalhadores de Itabela têm essa oportunidade que estes trabalhadores estão tendo. "Justamente para que a gente garanta realmente a higienização dos domicílios, que a gente consiga retirar todo esse lixo do domicílio sem que estes profissionais corram tantos risco”, diz.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/