Justiça determina reintegração de fazendas invadidas por MST, em Itabela. O prazo de desocupação é de 24h.

Giro de Noticias - 29/03/2022 - 12:02


Os donos de duas propriedades rurais em Itabela, invadidas por integrantes do Movimento Sem Terra (MST), conseguiu a reintegração de posse de suas fazendas denominadas, Santa Lucia e a fazenda Frutelli Culturas Tropicais LTDA.

A juíza da Vara Cível de Itabela, Tereza Julia do Nascimento, acatou o pedido de liminar dos empresários e autorizou a descopuação e o uso da força policial, suficiente para o cumprimento da ordem.

Um oficial e justiça esteve nas propriedades, na segunda-feira (28/03) e retificou os ocupantes sobre a Ordem Judicia de reintegração, dando um prazo de 24h para a desocupação. A certificação aconteceu na segunda-feira s 10h10m. Portanto o prazo venceu as 10h10m desta terça-feira (29/03).

A fazenda Santa Lucia e a fazenda Frutelli Culturas Tropicais LTDA, situadas no município de Itabela, Extremo Sul da Bahia, foram ocupadas na madrugada de terça-feira (08/03/2022), por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

As duas propriedades juntas somam 383 hectares, com 220 hectares produtiva e 163 hectares de reservas permanente. Segundo um dos proprietários das fazendas, Roberto Canguçu, as propriedades existem e pertence a ele e sua família, há mais de 35 anos. Ainda segundo ele, as propriedades são produtivas com uma grande diversidades de culturas e encontram-se documentas e com Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR, pagos.

Preocupado com a ocupação nas duas fazendas, o proprietário fez a retirada de todo o rebando existente nas duas propriedades. Para fazer o manejo do rebanho e  transferir o gado para uma fazenda em outra região, foi necessário a locação de 6 caminhões truques, um custo que passa de R$ 20 mil reias.

Os proprietários das propriedades esperam que a desocupação ocorra de maneira pacifica. Ainda de acordo com eles, já foi registrado boletim de ocorrência sobre objetos que desapareceram de galpões das propriedades durante a ocupação.

Segundo os oficiais de justiça, as propriedades serão vistoriadas nesta quarta-feira (30/03), para certificar de que a determinação foi ou não cumprida. Os ocupantes terão um prazo de 15 dias para responder a justiça sobre a  presente ação.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



parabens pela a justiça tirar essa turma sem que faser ficar roubando as terras dos outros eu nao tenho terra mais tenho conciencia sou feliz com que Deus mim deu
libriana feliz