Fazendeiros se reunem para impedir ocupação de propriedades rurais no entorno do Parque Nacional de Monte Pascoal.

Giro de Noticias - 26/06/2022 - 18:44


Um grupo de fazendeiros na região de Itamaraju, Itabela e de Porto Seguro, se reuniram neste domingo,26/06, para evitar ocupação em propriedades rurais, localizadas, no interior de Porto Seguro, no entorno do Parque Nacional de Monte Pascoal.

Os Índios da Etnia Pataxós, que vivem em Aldeias nas proximidades do Parque, iniciaram uma ocupação a várias propriedades rurais neste sábado 25/06, e causou uma imediata reação dos fazendeiros à ocupação das fazendas.

Entre as propriedades está a fazenda Brasília, que fica no interior de Porto Seguro, próxima da BR-101, na localidade de São João do Monte “montinho”, em Itabela. A fazenda que possuem uma grande quantidade de gado já foi alvo de uma ocupação indígena no ano de 2014. Na época os indígenas ocuparam várias fazendas e deixaram as propriedades por ordem judicial.

A disputa entre índios e fazendeiros por essas terras no interior de Porto Seguro, região sul da Bahia, próxima do Parque Nacional de Monte Pascoal, vem se arrastando há muitos anos. Os indígenas alegam que a áreas de terras aonde estão grande e pequenas propriedades rurais, com criação de gado e agricultura, pertence aos povos indígenas, os produtores contestam e garante que as terras tem documentos a mais de 40 anos e são produtivas.

As áreas citadas tem plantação de cacau, mamão, leite, café, Banana, entre outras cultivos. Nas propriedades com atividade pecuária, já passa de 23 mil cabeças o rebanho na região. Os proprietários estão se organizado com intuito de impedir essa e outras ocupaçãoes nessas propriedades.

A redação do Giro de Notícias, manteve contado por telefone com um dos fazendeiros, que esclareceu que a tentativa de ocupação se dar por pessoas não índios, ele disse ainda, que são poucos os índios de fato e que as áreas já foram reconhecidas como áreas de propriedades rurais e se confirmou quando foi dada a reintegração de posse contra os indígenas e a favor dos agricultores. A reportagem não conseguiu falar com os indígenas da Tribo Pataxó que residem na região próxima das propriedades.

Segundo a informações, os invasores que estavam nas propriedades, com a chegada do grupo de fazendeiros, deixaram o local. Não houve confronto entre as partes.    

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Valeu é assim mesmo, se unam que vagabundos nao terao chance.
Luiz

Valeu é assim mesmo, se unam que vagabundos nao terao chance.
Luiz